fsfe-portugal

[Fsfe-portugal] Apresentação

From: Carlos Baquero Moreno
Subject: [Fsfe-portugal] Apresentação
Date: Thu, 17 May 2001 19:05:09 +0100 (WEST)

Viva, acabei de ler os digests da lista e de me inscrever.

Seguindo a tradição vou apresentar-me.

O meu nome é Carlos Baquero e sou Prof. Auxiliar no Grupo de Sistemas
Distribuídos do Dep. Inf. da U. Minho. Tenho (em conjunto com vários colegas
de grupo) tentado contribuir para a divulgação do software aberto,
em particular atraves de um par de artigos de divulgação, e da participação
no arranque do GIL e do Gildot. Recentemente tive a oportunidade de dar
alguma colaboração aos esforços da comissão europeia para a adopção de
software aberto, via review no programa IST.
Tenho usado ferramentas GPL e Linux desde há vários anos mas apenas
recentemente (meio ano, Panasync) é que libertei código com a licença GPL,
até então limitava-me a pôr o código disponível sem nenhuma licença.

Vou fazer os possíveis para participar na próxima reunião de dia 9.

Quanto ao que possa ofereçer a este projecto, tenho de reconhecer um pequeno
entrave. Ainda não tenho a opinião bem formada sobre a existência ou não de
uma licença que seja melhor do que as outras. No meu caso, quando libertei
código optei (com os co-autores) por uma parte em LGPL e outra em GPL. Mas
há partida vejo como aceitaveis muitas outras alternativas. Participar na
FSF-Portugal irá implicar uma posição mais rígida ?
Se calhar, tal como na política, inclino-me mais para a independência.
Talvez seja um bom tema de conversa.

Onde posso ajudar sem reservas é no interfaçe com o GilDot (Xmal).
Aproveito para pedir a minha cota parte de desculpas aos membros da lista
que já tiveram experiências bizarras com o processo de sumbissão e aprovação.
O sistema é bastante imperfeito nesse sector pois o interface torna difícil
aos editores explicar as razões de rejeição e evitar que por azar alguns
utilizadores vejam as suas submissões ignoradas em periodos de menor
empenhamento dos editores.

Quem ainda tiver paciência para me conhecer ao fim deste longo mail
pode ver a minha página: http://gsd.di.uminho.pt/cbm

Cumprimentos a todos,
Carlos

----
Carlos Baquero
Distributed Systems Group            Fax +351 25360 4471
University of Minho, Portugal        Voice +351 25360 4449
address@hidden                     http://www.di.uminho.pt/~cbm