fsfe-portugal

[Fsfe-portugal] Re: [Fsfe-portugal] Apresentação

From: rms
Subject: [Fsfe-portugal] Re: [Fsfe-portugal] Apresentação
Date: Thu, 17 May 2001 20:32:22 +0100

On Thu, May 17, 2001 at 07:05:09PM +0100, Carlos Baquero Moreno wrote:
> há partida vejo como aceitaveis muitas outras alternativas. Participar na
> FSF-Portugal irá implicar uma posição mais rígida ?
> Se calhar, tal como na política, inclino-me mais para a independência.
> Talvez seja um bom tema de conversa.

Creio ser evidente que a nivel pessoal tens toda a independencia que achares,
mas tendo em conta o ambito da FSF, qualquer divisao sua tem de respeitar os
mesmos principios.

Para esclarecer melhor as tuas duvidas a respeito da GPL:
http://www.gnu.org/philosophy/pragmatic.html
http://www.gnu.org/copyleft/gpl.html
http://www.gnu.org/philosophy/why-not-lgpl.html

Em particular le o why-not-lgpl.txt, num pequeno resumo:

So e bem vista a utilizacao da LGPL quando uma biblioteca libertada em LGPL nao
tras nada de novo (QT, GTK+, GNOME, etc) que nao haja ja a nivel comercial
(motif, tk grafico do windows, etc), e assim serve para atrair o mercado
comercial.

Porem, se a biblioteca tras algo de novo/inovador/inexistente no mercado,
usares a LGPL da poder a empresas comerciais de se aproveitarem do teu trabalho
sem darem nada em troca (leia-se: pelo menos partilha de conhecimento).

> Onde posso ajudar sem reservas é no interfaçe com o GilDot (Xmal).

Optimo! :) E sempre bom contar com o braco amigo dos servicos noticiosos.

Um abraco,

rms

PS: obviamente nao o RMS ;)