fsfe-portugal

[Fsfe-portugal] Re: [Fsfe-portugal] Apresentação

From: Ruben Leote Mendes
Subject: [Fsfe-portugal] Re: [Fsfe-portugal] Apresentação
Date: Thu, 17 May 2001 20:41:32 +0100

Olá Carlos,

On Thu, May 17, 2001 at 07:05:09PM +0100, Carlos Baquero Moreno wrote:
> Recentemente tive a oportunidade de dar
> alguma colaboração aos esforços da comissão europeia para a adopção de
> software aberto, via review no programa IST.

Esse é um ponto em que podes contribuir desde já. Importas-te de fazer uma
breve descrição desse programa e de como participar nele?

> Quanto ao que possa ofereçer a este projecto, tenho de reconhecer um pequeno
> entrave. Ainda não tenho a opinião bem formada sobre a existência ou não de
> uma licença que seja melhor do que as outras. No meu caso, quando libertei
> código optei (com os co-autores) por uma parte em LGPL e outra em GPL.

Caso ainda não tenhas lido, aconselho a leitura dos artigos que estão na
seguinte página da FSF:
http://www.fsf.org/philosophy/philosophy.html#LicensingFreeSoftware

em particular os seguintes:
http://www.fsf.org/copyleft/copyleft.html
http://www.fsf.org/philosophy/pragmatic.html

Se quiseres discutir o assunto acho que o podes fazer aqui na lista.

> Mas há partida vejo como aceitaveis muitas outras alternativas.

Existem outras licenças além do GPL e o do LGPL que a FSF considera livres.
Umas são compatíveis com o GPL e outras não o são. Podes encontrar uma análise
detalhada aqui:
http://www.fsf.org/philosophy/license-list.html

> Participar na FSF-Portugal irá implicar uma posição mais rígida ?

Uma vez que nos propomos criar a secção portuguesa da FSF Europa, teremos
necessariamente de nos regermos pelos mesmos princípios desta, e por
consequência pelos da FSF americana. Ou seja, em termos de organização, da
mensagem que transmitimos para o exterior, das actividades que organizamos
e participamos, teremos de estar em sintonia completa com a FSF. Nunca verás
a secção portuguesa, ou qualquer outra secção da FSF, a sugerir a utilização
de licenças não aprovadas, a incentivar a utilização do termo "open-source"
em vez de software livre, etc...
De qualquer das maneiras, mesmo que não partilhes na totalidade dos ideais
GNU, podes sempre colaborar nas actividades que te agradem. Penso que toda
a ajuda que vá no sentido de promover o software livre vai ser recebida de
braços abertos.

Cumprimentos.
--
Rúben Leote Mendes - address@hidden