Re: [lp-br-sp] Nova página na wiki: Eventos

From: panaggio
Subject: Re: [lp-br-sp] Nova página na wiki: Eventos
Date: Fri, 15 Feb 2013 06:17:38 -0800

> Ahh!  No meu tempo isso se chamava "redirecionar" hehehe.  Agora acho
> que entendi essa parte.

Um daqueles momentos que não era necessária uma explicação, mas meu
impulso nerd não me permitiu deixar pra lá =P

Na verdade é um mover e redirecionar. Não lembro de ter participado ou
visto a discussão de como dar nome à isso, mas lembro de uma explicação.
Ou imaginei e estou achando que lembro. Bom, o que quer que seja, a
explicação é que mover e redirecionar é muito grande, e só redirecionar
faz menos sentido: redireção é quando acessa uma url e é enviado pra
outra. Mas isso não diz nada sobre o conteúdo da página original, que é o
mais importante. O mover fala basicamente do conteúdo: você remove do
local anterior e coloca ele no novo. E pra manter tudo funcionando, a wiki
criar automaticamente (mas você pode configurar pra não fazer isso, e
mesmo pedir na hora de mover pra não fazer) um redirecionamento na página
anterior.

Então, sim, tem um redirecionar aí, mas só depois de mover, e é opcional.
Então acho que faz algum sentido manter só o mover. Mas eu preveria um
"Move and redirect" ao invés de só "Move".

> Certo, só teria que ver se isso não quebraria o esquema de tracking que
> eu fiz no calendário oficial do LP.  Tirando isso, tudo OK por mim.

Tem documentação disso em algum lugar? Eu imagino que seja feito via
categoria, como praticamente tudo na Wikimedia. Mas não custa nada
perguntar.

> Você na verdade vai criar um redirecionamento da página com a URL feia
> direto para uma página com URL bonita.  O termo "matar" foi o que me
> confundiu.
>
> OK então, obrigado pelas explicações!

O matar era de "eliminar o intermediário", mas bom, você já entendeu.

Vou começar por essa parte então, e arrumo a outra quando a gente tiver
certeza que não vai quebrar nada.