Re: [lp-br-sp] software livre em empresa júnior

From: Sergio Durigan Junior
Subject: Re: [lp-br-sp] software livre em empresa júnior
Date: Mon, 21 Oct 2013 15:22:49 -0200

On Monday, October 21 2013, edson duarte wrote:

> entendo...
>
> quanto as críticas do sergio... eu concordo rs
> eu também já fiz essas críticas à diretoria e ouvi que a maior parte dos
> membros são desiludidos com o curso e por isso querem ficar brincando de
> empresários.

Difícil...  O que complica é que os caras acabam não tendo know-how de
computação, e aí obviamente você não consegue nem conversar sobre coisas
mais técnicas pra tentar convencê-los...

> e sim, já encontro bastante resistência rs
>
> mas quanto à ideia de ganhar dinheiro com software livre, esse não seria
> tanto o objetivo porque a missão principal do movimento de empresas
> juniores é a de desenvolver os membros, então mesmo que gastando um pouco
> de dinheiro, se os membros se sentirem satisfeitos com o desenvolvimento
> que tal produto relacionado com software livre está trazendo, o prejuízo
> pode ser minimizado e o produto se tornar permanente.

Melhor ainda!  Se o lucro não é uma constante nessa equação, então é
"só" mostrar a importância de fazer as coisas usando SL, e já era :-).

> agora, referente aos pontos levantados:
>
> o ponto 1 é bem complicado... porque o movimento de empresas juniores como
> um todo já tem uma cultura de utilizar o microsoft office com o google
> drive, porém na conpec temos alguns sistemas extras que estão em aberto e
> recentemente o redmine foi abandonado por conta de sua complexidade.
> os sistemas extras são na maioria sites, que pelo que vi se forem refeitos
> será usando wordpress (algo sobre o qual só ouço falar, ainda não tive
> tempo de ver o que é).

Não entendo quase nada dessa parte.  Não sei qual o workflow que vocês
usam aí, pra poder sugerir alternativas.

O Google Drive levanta questões de privacidade, e se você tem uma
empresa, é um pouco incoerente confiar seus dados confidenciais (ou não)
para uma outra empresa tomar conta.

O Microsoft Office, como você mesmo citou, pode ser substituído pelo
LibreOffice.

> então se vocês conhecerem alguma ferramenta que permita acessar os
> documentos no servidor sem ter muita cara de ftp para ver se é viável sair
> do google drive seria interessante...

Vocês administrarão o próprio servidor, né?  Estou assumindo isso :-).

Já deram uma olhada no SparkleShare?  A Red Hat usa ele pra oferecer
backup interno pros funcionários :-).

<http://sparkleshare.org/>

Ele é livre (GPLv3), usa git por baixo, e aparentemente é "bonitinho".
Eu particularmente nunca usei, mas não deve ser difícil setar um
servidor pra testar...  E o ponto positivo é que vocês terão controle
total sobre os dados, já que administrarão o servidor e terão acesso ao
código-fonte da ferramenta :-).

> quanto ao office, estou vendo se encontro mais umas 2 pessoas para
> refazermos os documentos modelo usando o libreoffice.

Não sei qual a complexidade dos documentos que a CONPEC possui, mas
poderia até apostar que a maior parte deles pode facilmente ser
convertida pra ODF sem perdas.

> para os outros sistemas, eu nem tenho ideia de alternativas rs
> foi procurado um substituto para o redmine e até agora o que está sendo
> cotado como substituto é uma ferramenta de gerência da PMI (instituto do
> PMBOK), que eles vão oferecer de graça em troca de uma parceria.

"Free as in beer"?

Não conheço o Redmine.  Já deram uma olhada no Trac?  Ele é super
simples (já que você disse que abandonaram o Redmine por conta da
complexidade).

> sobre os outros pontos, eu acredito que eles passam pelo problema de que os
> membros não possuem conhecimento para poder educar nem os clientes nem os
> desenvolvedores...

Você pode ensiná-los, que tal?  :-)

> [...]
> gerenciar a empresa como um todo (e incluiria os sites que precisam de
> melhoria), os membros poderiam usar a ferramenta para avaliar os colegas,
> reportar suas atividades, registrar presença nas atividades obrigatórias
> realizadas na sede e receber o feedback de tudo isso sem comprometer a
> avaliação dos outros membros (porque o google drive não permite acesso à
> partes do documento, só aos documentos completos)...
> o problema nisso é que eu não tenho ideia se já existe algo do tipo e se
> não existir, acredito que seria um projeto muito grande para ser feito

Não conheço, mas você acha que uma ferramenta web desse porte é
realmente necessária?

De qualquer modo, deve existir algo que tome conta de tudo isso.  Talvez
alguém mais aqui possa sugerir uma ferramenta desse tipo...

Falou,

--
Sergio