Re: [lp-br-sp] Apresentação de projeto de totaliz ação paralela de eleiç

From: Enrique Fynn
Subject: Re: [lp-br-sp] Apresentação de projeto de totaliz ação paralela de eleições
Date: Thu, 3 Apr 2014 03:41:10 -0300

Car(o|a)s,

Como todos sabemos, o software de votação utilizado nas urnas eletrônicas, além de possuir vulnerabilidades conhecidas e documentadas [1], não fornece transparência suficiente para se realizar auditoria na contagem de votos. Entretanto, outra etapa do processo eleitoral pode ser tornada mais transparente: a totalização!

Estou coordenando um projeto que tem como objetivo construir um sistema para totalização paralela das eleições brasileiras, permitindo aos eleitores capturar o Boletim de Urna (BU, resultado parcial emitido por cada urna eletrônica ao final do dia de eleição) logo após a sua impressão, para posterior verificação com a versão eletrônica recebida e publicada pelo TSE. A iniciativa exige algum ativismo por parte de eleitores que deverão percorrer seções eleitorais equipados com telefones celulares para capturar as versões impressas do BU [2] e submetê-las para concentração em um servidor central. Desta forma, pode-se auditar por amostragem a custódia dos Boletins de Urna e evitar fraudes em larga escala por manipulação dos dados em trânsito.

Caso tenham interesse em participar, por favor me notifiquem. Por enquanto a coisa está bem amadora (nem temos site e repositório ainda), mas estamos integrando algumas implementações discrepantes e escrevendo protótipos de aplicativos móveis para captura dos BUs.

Obrigado pela atenção!

--
Diego de Freitas Aranha
Institute of Computing - University of Campinas

Olá prof. Diego, interessante a coincidência de termos trocado emails referentes a projetos no tor.

Tenho interesse em colaborar para esse projeto, vi as sessões do sr. na câmara e senado, fiquei espantado com o nível do software que roda nas urnas.

Algumas dúvidas:

-Em que linguagem estão desenvolvendo o app, e o backend?
-Como vai encorajar eleitores a tirar a foto do BU?
-O software que emite o BU, no caso da urna estar comprometida, também poderia estaria comprometido?

Peace;
Fynn.
--
"Even a stopped clock is right twice a day"

Peace;
Fynn.
--

On Wednesday, April 02 2014, Diego Aranha wrote:

> Car(o|a)s,

Grande Diego :-).

Obrigado pelo e-mail!

Pessoal, eu pedi ao Diego pra enviar à lista a proposta que ele
mencionou no LHC em fevereiro.  Já que durante a palestra dele só eu me
dispus a ajudá-lo com a idéia, achei que seria legal mandar na lista pra
ver se alguém mais (que não tenha visto a palestra) se interessa por
contribuir.

Disclaimer: isso tem bastante a ver com meu último e-mail ao Edson,
sobre botarmos a mão na massa :-).

> [...]
> integrando algumas implementações discrepantes e escrevendo protótipos de
> aplicativos móveis para captura dos BUs.

Eu ofereci ao Diego espaço no nosso servidor pra colocar o repositório
git do projeto, e também pro site.  Vai ser uma honra :-).

--
Sergio