Re: [lp-br-sp] Curso de GNU/Linux para os alunos ingressantes da Unicamp

From: Raniere Silva
Subject: Re: [lp-br-sp] Curso de GNU/Linux para os alunos ingressantes da Unicamp - Sugestões para slides
Date: Mon, 23 Feb 2015 17:04:27 -0300

> Mas a aula de compilação já é nesse estilo, não?  Pelo menos nas vezes
> que eu dei a aula, eu ensinei o que é um programa de computador, depois
> parti pra parte prática (olha que trava-língua massa...).

Alguns comandos cabem na aula de compilação, e.g.

-   mkdir
-   rm/rmdir
-   cp/mv
-   cat/head/tail
-   man

> A aula de shell é uma aula mais de "falar e mostrar os comandos".  No
> entanto, acho que não dá pra fazer uma aula de shell no mesmo estilo da
> aula de compilação, porque aí ficaria duplicado.  O que você sugere
> nesse caso?

Algo que eu fiz uma vez atrás e o feedback dos alunos foi positivo
é organizar um diretório utilizando a linha de comando.
E.g. você tem um trabalho em HTML que está todo desorganizado
porque todos os arquivos (HTML, CSS, IMG, ...) estão na mesma pasta.
Durante a aula esse diretório vai ser organizado de forma a ficar
bem estruturado:

    ./
    +- css
    +- img
    +- js
    +- pdf
    +- index.html

É revisado vários dos comandos da aula de compilação
e apresentar outros como greg, ... e o find.