[lp-br-sp] Aulas de GNU para os bixos de computação 201n+1... here we g

From: Gabriel Krisman Bertazi
Subject: [lp-br-sp] Aulas de GNU para os bixos de computação 201n+1... here we go again
Date: Mon, 15 Feb 2016 23:19:32 -0200

Caros,

O curso de GNU para os alunos ingressantes em Computação na Unicamp é
uma tradição que já atingiu a maioridade.  Originalmente ele era
organizado pelo GPSL, Grupo Pró-Software Livre da Unicamp, mas com a
falta de atividade por lá, nós do LibrePlanet temos organizado e
ministrado as aulas nos últimos 4 anos - desde que criamos este grupo.

Está chegando a hora de planejar mais uma edição do curso para os
integrantes deste ano, e gostaria de começar a organização nesse
sentido.  No ano passado tivemos 5 dias de curso, com duas palestras
discutindo Software Livre e Hackers, apresentadas respectivamente pelo
Oliva e pelo Cascardo, e 3 dias de aulas técnicas, onde fizemos uma
introdução do sistema GNU para ajudar os bixos a se virarem nesse mundo
novo.  Por fim, fechamos a semana com um Installfest bem grande, que
resultou em inúmeras instalações de Fedora e Debian e duas de Trisquel.

Eu tirei propositalmente o "unicamp" do título, porque eu estou bem
interessado em levar o curso para ao menos mais uma universidade de
Campinas ou região neste ano. Como temos bastante gente de outras
universidades no grupo, acho bastante factível conseguir contatos em
algumas delas, e quem sabe, expandir o curso.  Eu sou um voluntario
desde já para apresentar as aulas técnicas e filosóficas em alguma
universidade da região.

Quanto a unicamp, eu gostaria muito que as aulas fossem ministradas por
pessoas novas, principalmente pelos novos alunos que fazem parte de
grupo e que assistiram ao nosso curso nos últimos anos.  Eu ministrei
boa parte das aulas dos 4 anos, junto das mesmas poucas pessoas, e sei
que é uma ótima oportunidade de aprendizado para os instrutores.  Será
muito bom ter gente nova participando.

Se alguém planeja criar outra instância do curso, o material que usamos
nos últimos anos está hospedado na nossa Wiki[1] e contribuições são
muito bem vindas!

[1] http://wiki.libreplanetbr.org/

--
Gabriel Krisman Bertazi