Re: [lp-br-sp] Certificado do social.libreplanetbr.org agora é LetsEncr

From: Thadeu Lima de Souza Cascardo
Subject: Re: [lp-br-sp] Certificado do social.libreplanetbr.org agora é LetsEncrypt
Date: Sat, 7 May 2016 05:31:23 -0300

On Fri, May 06, 2016 at 11:20:45PM -0400, Sergio Durigan Junior wrote:

> Infelizmente, o nosso GNU Social não funciona bem com https.  Isso foi
> falha minha que, ao configurar o serviço, não me dei ao trabalho de
> configurar com SSL/TLS.  Depois, quando fui tentar fazê-lo, notei que o
> GNU Social não suporta a "migração".  Se você começou fornecendo o
> serviço sem https, as pessoas que já têm conta nele terão vários
> problemas depois que você migrar pra https (eu tentei, e depois de
> quebrar a cabeça bastante eu desencanei).

Parece que dá pra manter os dois acessos sem causar problemas. É uma
pena que isso provavelmente se deva a outros nós utilizando o acesso
http, e que o protocolo não tenha criptografia fim-a-fim em seu design.
Mas pelo menos o acesso do cliente ao servidor pode ser feito com https,
e talvez outros nós que sejam adicionados à rede possam utilizar https
também.

> Eu estou pra colocar essas renovações em um cronjob, porque o diaspora*
> também tá usando um certificado do Let's Encrypt.

Talvez possamos elaborar algum setup em que o letsencrypt execute como
um usuário próprio, grave os certificados e outro processo faça as
atualizações dos arquivos. Assim, é menos código executando
desnecessariamente com privilégios.

> Eu posso dar uma olhada nisso depois; fui eu que instalei o GNU Social
> lá.  Mas não entendi o motivo de precisar saber MySQL...  IIRC, o
> processo de atualização é razoavelmente tranquilo.

Porque o GNU Social grava os dados no MySQL. Portanto, pra evitar
surpresas, preciso fazer backup do banco, e a migração pode precisar
alterar schema das tabelas. Daí a necessidade, caso algo dê errado.

Abraços.
Cascardo.