[lp-br-sp] Sugestão de debate ao Software Freedom Day: cobrando dos cand

From: Adonay Felipe Nogueira
Subject: [lp-br-sp] Sugestão de debate ao Software Freedom Day: cobrando dos candidatos municipais apoio ao software livre
Date: Sun, 11 Sep 2016 12:20:54 -0300

Nota: Caso os destinatários já estejam inscritos na lista
libreplanet-br-sp, minhas desculpas pelos e-mails duplicados. Mesmo
assim, caso não estejam inscritos, considerem se inscrever, ou colocar
uma nota no começo de suas mensagens pedindo que as respostas sejam
enviadas a vocês também. Apesar de não parecer, a lista
libreplanet-br-sp atualmente serve para todo o Brasil, não apenas para
SP. Estamos em processo de mudança do grupo (para tirar o "sp" do nome).

Há alguns meses que levantei a questão das eleições e inclusive dos
problemas com o voto eletrônico, onde disse que posteriormente abriria
um tópico para discutirmos mais sobre as eleições municipais e o
software livre.

Pois bem, eu não quero fazer propaganda eleitoral de nenhum candidato,
mas talvez tenhamos que discutir no SFD quais os melhores candidatos
para se votar, que estejam determinados a apoiar o software como
prioridade ao invés da "inovação tecnológica". Pois recentemente soube
da notícia de que o software livre usado na maioria das televisões
colocadas a venda aqui no Brasil está quase que saindo das futuras
televisões visto que a indústria afirma que o Ginga (o software) está
sem uso aqui no Brasil (em quanto que em outros lugares do mundo, vários
aplicativos são desenvolvidos para serem usados com ele):

<http://listas.softwarelivre.org/pipermail/psl-brasil/2016-September/005161.html>

Além disso, frequentemente vejo candidatos (principalmente prefeitos,
claro) prometendo uso e distribuição de software, inclusive para
celular, para interação com os mais diversos serviços públicos (ou não).

Talvez esteja na hora de debatermos como podemos cobrar de tais
candidatos a priorização do software livre (no uso por parte do poder
público, na educação, no ensino, na sua divulgação (sem distorcer a
explicação sobre a verdadeira importância do software livre), na geração
de empregos, na contribuição a softwares livres já existentes (para não
precisar fazer um novo), etc.).

E, logicamente, mais do que somente debater, é necessário entrar em
contato com os candidatos e colocar em ação os métodos debatidos.

Respeitosamente, Adonay.
--
Brasileiro, ativista do software livre (oficialmente desde 2015).

Eu não me responsabilizo caso não consigamos abrir os arquivos que
enviamos uns aos outros. O principal responsável é **quase sempre** o
dono/proprietário do programa **que você usa**.

* Portfólio:
<https://cloud.openmailbox.org/index.php/s/amGwGbmpSX6cSth?path=%2FPortf
%C3%B3lio>
* Para saber quais redes sociais e sites eu uso, dentre outras formas de
entrarm em contato comigo, baixe meu cartão de visita virtual (vCard)
**com frequência**:
<https://cloud.openmailbox.org/index.php/s/amGwGbmpSX6cSth/download?path=%2F&files=adfeno.vcf>
        * Caso não encontre a rede social que você usa, isto significa que eu
desconheço ela ou que ela obriga a sociedade a usar programas de
computador não livres.
* Explore e compartilhe tudo o que estou compartilhando:
<https://cloud.openmailbox.org/index.php/s/amGwGbmpSX6cSth?path=%2F>