Re: [lp-br-sp] [lp-br-es] Navegadores respeitosos existem?

From: Ricardo Panaggio
Subject: Re: [lp-br-sp] [lp-br-es] Navegadores respeitosos existem?
Date: Tue, 5 Sep 2017 15:19:11 -0300

On 04/09/17 04:03 PM, Adonay Felipe Nogueira wrote:
> No caso do Chromium e do Firefox, já temos soluções: Iridium e GNU
> IceCat, respectivamente.

"Soluções". Para seguidores cegos do que o Stallman ou outros dizem,
essas são as balas de prata.

Você já leu a respeito do quão atrasados os projetos estão (atualmente,
no caso do IceCat, 3 versões[1][2], o mais próximo que já chegou AFAIK,
mas por muito tempo chegou a dezenas, basta ver os saltos[1]), de
quantas vezes patches de segurança demoram pra subir, e do quanto eles
são não amigáveis para usuários finais muitas vezes? Se eu quisesse
apenas me preocupar comigo, eu já tinha resolvido o problema, e não
teria vindo à lista. Minha preocupação é como fazer um navegador ser
respeitoso com o usuário final. Não estou interessado apenas em
liberdade de software. E acredito que todos nessa thread também não estão.

Esses projetos seriam soluções de verdade se conseguíssemos 10x mais
pessoas trabalhando neles. Não estou destratando esses projetos, eles
são mais que necessários. E talvez um dia cheguem onde a gente precisa
que eles cheguem. Mas até pra mim, que me preocupo pra caramba com
privacidade na web, é simplesmente mais fácil controlar o que é
executado na versão mais recente do Firefox (por um tempo eu fazia o
build do Firefox eu mesmo, tirando o que eu não queria, mas hoje o
Debian resolve bem meu problema, mesmo que um pouquinho atrasado) que
tentar tapar os buracos que o Icecat tem. (Talvez eu devesse tentar
ajudar o IceCat e migrar pra ele, quando estiver em condições).

Eu já vi muitos relatos parecidos do Iridium, mas como não sou usuário
nem conhecedor dos processos e tal, prefiro não comentar. O que sei é
que também precisa de uma porrada de extensões, e ainda sobram buracos.
Não muito diferente do Chromium. Resolve uns problemas, adiciona outros.

Pro usuário comum, temos que oferecer algo que funcione, que seja
respeitoso, que seja livre, ... Sei que minha oferta de instalar uma
dezenas de add-ons não é muito melhor que instalar o IceCat (e no IceCat
ainda precisaria de pelo menos metade dos add-ons), mas é mais fácil de
convencer a instalar um dos menos intrusivos do que mudar completamente
a forma dele navegar. Faria o processo ser gradual, a pessoa se
preocupar com privacidade e segurança aos poucos. Seria a medida
educativa. Que IMHO é a única que funciona.

Como o Sergio disse, usar 10+ extensões no Firefox (ou derivados)
transforma ele numa carroça. Eu já estou acostumado, é o preço que eu
pago. Talvez a solução seja fazer esforço para que plugins rodem mais
suavemente seria uma opção? Talvez melhorar os plugins (o uBlock nasceu
assim)? Talvez fazer mais coisas built-in pra segurança e privacidade
nos forks e fazer força pra ir upstream? Acho que todas elas e mais tantas.

A única coisa que eu sei é que ainda não existe bala de prata. E
gostaria de encontrar mais soluções laterais que projetos enormes, que,
como disse o Cascardo, são bem mais difíceis de manter. E ver essas
soluções laterais apertando cada vez mais o mainstream. Pode ser sonho,
mas é o meu sonho de agora.

[1]: https://ftp.gnu.org/gnu/gnuzilla/
[2]: https://www.mozilla.org/en-US/firefox/new/

--