Re: [lp-br-sp] Compartilhamento de arquivos em geral. (era Navegadores r

From: Adonay Felipe Nogueira
Subject: Re: [lp-br-sp] Compartilhamento de arquivos em geral. (era Navegadores respeitosos existem?)
Date: Wed, 13 Sep 2017 00:56:26 -0300

Na cidade onde nasci tem um ditado: "O vendedor de peixes sempre vai
dizer que o peixe que ele vende é o melhor, mesmo que seja incapaz de
provar o que diz"... Digo isso para a pessoa que te deu a resposta sobre
as diferenças entre as edições "comercial" e "comunitária".

Sinceramente, minha mente ingênua não entende o motivo pelo qual eles
não tentam:

a) Não distribui o /software/ gratuitamente, mas continua deixando ele
   livre, claro.

b) Continua distribuindo gratuitamente mas oferece serviço de suporte e
   customização dedicado e pago, *claramente* identificado como tal (e
   não como uma "edição" do produto). Desde que o resultada da
   customização siga sendo /software/ livre, não vejo problema.

Eu não sei se é pelo mesmo "medo" das versões "comerciais", mas vejo que
vários projetos estão trocando software Apache, Nginx (ambos por
alternativas como Puma, Hiawatha, Haunt, GNU Artanis, GNU Guile, Perl
HTTP Server Simple e GNU microhttpd), Odoo (por Tryton), GitLab (por
Kallithea), SQLite e MySQL (ambos por algo como MariaDB, PostegreSQL, GNU
GDBM e RocksDB).