libreplanet-br

Re: [LibrePlanet-BR] [PSL Brasil] Violação da GPL - Como proceder

From: Adonay Felipe Nogueira
Subject: Re: [LibrePlanet-BR] [PSL Brasil] Violação da GPL - Como proceder
Date: Fri, 13 Jul 2018 00:11:53 -0300

Em 10/07/2018 21:45, Jailson Mota escreveu:
> Juridicamente falando, há alguns vícios neste contrato, na verdade,
> comprobatório de aceite de entrega dos serviços, duração do período de
> hospedagem, entre outros).
>
> Mas no tocante ao conteúdo, o cliente deveria ter total liberdade de
> alteração. Primeiro, porque /ainda a cláusula sexta fosse válida, /o que
> esclarecerei logo adiante, a empresa deveria fornecer todos os recursos
> necessários à alteração de conteúdo sem qualquer custo adicional, uma
> vez que este é de inteira responsabilidade do cliente e razão de existir
> [...]

Como observado na mensagem que encaminhaste, então torna-se necessário
juntar as provas e contatar os proprietários/donos do projeto original
(Joomla).

Inclusive, alguns aqui — incluindo eu — podem auxiliar escrevendo o
texto em inglês aos proprietários. Caso precises desta ajuda, basta
informar.

Porém, fazendo um adendo ao mencionado por Cascardo, caso os
proprietários do Joomla ainda não estejam a par do real propósito aqui,
é bom deixarmos claro em nossa comunicação que o intuito é exercer o
Reforço da GPL Orientada à Comunidade. "O que isso quer dizer?" Na
prática, significa que não queremos que, em detrimento do usuário final
(você ou tua instituição religiosa) tenha as liberdades *do* software
retiradas, nem queremos que o infrator deixe de fornecer produtos sob
GPL por certo medo infundado ou de litígios, e muito menos queremos que
haja corrupção dos proprietários exercida pelo infrator. No mesmo
sentido, a licença é apenas uma ferramenta, claro que a GPL foi
*escrita* com o propósito de se propagar *amigavelmente* de forma a
beneficiar a todos — incluindo o usuário final e menos capacitado —, mas
de qualquer modo, o uso que se faz desta ferramenta depende do objetivo
do licenciador/proprietário/dono do trabalho.

Caso não tenha ficado claro nas mensagens dos demais e no último
parágrafo, agora fica explícito: recomenda-se aos proprietários do
Joomla que ações no Judiciário sejam o último recurso, uma vez que até
mesmo os usuários finais (passados, atuais e futuros) saem perdendo,
incluindo futuros consumidores do produto (bem ou serviço) fornecido
pelos atual infrator.

Ao escrever para os responsáveis do Joomla, é útil mencionar a página
introdutória sobre os Princípios para Reforço da GPL Orientados à
Comunidade[1]

Agora tentando pensar em outra vertente: uma possível alternativa,
apesar de requerer alguém para encontrar tal informação, é saber se uma
cópia do Joomla depende diretamente de algum dos projetos membros da
Software Freedom Conservancy[2] e que estes fornecem um produto sob GPL,
constatado isso então contata-se tal projeto (em cópia inclusive para a
Conservancy) explicando o fato. Isso é especialmente útil pois esta
organização fornece reforço à GPL aos seus projetos membros, conforme
princípios descritos em [1].

Respeitosamente, Adonay.

[1] https://www.fsf.org/licensing/enforcement-principles

[2] https://sfconservancy.org/projects/current/

- Página com formas de contato:
  https://libreplanet.org/wiki/User:Adfeno#vCard
- Ativista do software livre (não confundir com o gratuito). Avaliador
  da liberdade de software e de sites.
- Página com lista de contribuições:
  https://libreplanet.org/wiki/User:Adfeno#Contribs
- Para uso em escritórios e trabalhos, favor enviar arquivos do padrão
  internacional OpenDocument/ODF 1.2 (ISO/IEC 26300-1:2015 e
  correlatos). São os .odt/.ods/.odp/odg. O LibreOffice é a suíte de
  escritório recomendada para editar tais arquivos.
- Para outros formatos de arquivos, veja:
  https://libreplanet.org/wiki/User:Adfeno#Arquivos
- Gosta do meu trabalho? Contrate-me ou doe algo para mim!
  https://libreplanet.org/wiki/User:Adfeno#Suporte
- Use comunicações sociais federadas padronizadas, onde o "social"
  permanece independente do fornecedor. #DeleteWhatsApp. Use #XMPP
  (https://libreplanet.org/wiki/XMPP.pt), #DeleteFacebook
  #DeleteInstagram #DeleteTwitter #DeleteYouTube. Use #ActivityPub via
  #Mastodon (https://joinmastodon.org/).
- #DeleteNetflix #CancelNetflix. Evite #DRM:
  https://www.defectivebydesign.org/