paperclips-discuss
[Top][All Lists]
Advanced

[Date Prev][Date Next][Thread Prev][Thread Next][Date Index][Thread Index]

[Paperclips-discuss] Mitos sobre a hipnose


From: Instituto Brasileiro de Hipnologia
Subject: [Paperclips-discuss] Mitos sobre a hipnose
Date: Sun, 27 May 2007 05:53:33

Mitos sobre a hipnose

 Prof. Luiz Carlos Crozera

Autor das técnicas de condicionamentos mentais - Hipnose Condicionativa e Diretor do Instituto Brasileiro de Hipnologia

Perguntas Mais Freqüentes

 

1 - O que é hipnose?

A hipnose é uma condição ou estado alterado de consciência, como o sono ou a vigília (estado acordado), caracterizado por um marcante aumento de receptividade à sugestão, de capacidade para modificação de percepção e memória e o potencial para o controle sistemático de uma variedade de funções fisiológicas usualmente involuntárias.

 

Sendo assim, um profissional utilizando-se da hipnose, pode pela sugestão alterar e adequar, em benefício ao tratamento de um paciente, os recursos internos do corpo e da mente. Facilitando a cura diminuindo ou eliminando os fatores que causam ou colaboram com a instalação da doença e despertando a potencialidade orgânica e mental que esta dormente e normalmente não é utilizada.

 

Desta maneira todos os procedimentos convencionais utilizados no tratamento, tanto cirúrgicos, medicamentosos e outros, são facilitados e podem surtir um resultado maior e mais rápido, já que todo organismo trabalha a favor e com mais eficiência na recuperação.

 

A hipnose Clínica nada mais é que uma forma de comunicação, ou seja, uma forma de fazer comum, que provoca mudanças e transformações, levando o indivíduo à prática do pensar sobre si mesmo e por si mesmo.

Com esta comunicação pode-se produzir os fenômenos ditos da hipnose, como regressão de idade, hiperamnésia, analgesia e outras. Isso dependerá também do sistema orgânico de cada um, a Higiene Mental adquirida junto ao meio ambiente em que vivem suas aprendizagens, pensamentos, apreensões e articulações obtidas durante sua vida.

 

2 - O que é transe?

O transe é um estado altamente focalizado e intensificado da atenção. Onde a realidade passa a ser apenas à proposta pelo hipnoterapeuta ou pelo próprio paciente. Determinado por uma alta atividade psíquica, onde diferentes pensamentos podem ser articulados a partir da realidade naquele momento. Todos os estímulos que antes do transe se faziam presentes deixam de "existir", para dar lugar á apenas um, aquele que está ocupando toda a sua energia psíquica, a que sua mente está se detendo.

 

3 - O que é relaxamento?

Relaxamento é um estado de baixa atividade psíquica e orgânica. Pode ser considerado como uma meditação, a quase inexistência de pensamentos e o corpo sem atividades.

 

4 - Qual a diferença entre transe, relaxamento e hipnose?

O relaxamento é uma baixa atividade psíquica. O transe é um estado altamente focalizado de atenção, uma alta atividade psíquica, atenção direcionada, intensificada e pura. A hipnose é a ocorrência dos diferentes fenômenos do pensamento, que ocorrem em intensidades diferentes dependendo da comunicação empreendida pelo hipnoterapeuta e pelo próprio paciente.

 

5 - Como funciona a Hipnose?

Caracterizada por um estado de profundo relaxamento onde o paciente mantém a lucidez e se mostra altamente responsivo às sugestões, se pode observar que existe um aumento da capacidade de concentração. Esta concentração pode ser direcionada a execução de determinadas atividades orgânicas internas a nível até mesmo celular. Aumentando e melhorando o trabalho destas células, glândulas, órgãos ou sistemas a favor de uma recuperação mais rápida e mais eficiente. E diminuindo os fatores que intensificariam esta doença.

 

Este mesmo recurso é conseguido a noite ao dormir ou quando a pessoa esta em repouso (convalescente). A atividade orgânica esta diminuída e mais energia fica disponível para a recuperação e reposição de substâncias e estruturas ao corpo, maior concentração no trabalho e na atividade celular. A diferença é que na hipnose este recurso pode ser conduzido.

 

6 - Porque e como durante o transe o paciente consegue resolver seus problemas?

Durante o dia-a-dia estamos com nossa atenção dissipada, pensando em muitas coisas ao mesmo tempo, como no transe o paciente fica focalizado em apenas uma coisa em especial, percebe coisas que normalmente não perceberia, percebe a possibilidades e pode fazer escolhas que levarão à mudança.

 

7 - Quais são as contra indicações da hipnose?

A contra-indicação da hipnose está mais no hipnoterapeuta, se este não fizer um trabalho profissional, vindo de uma boa formação, poderá não ter controle sobre algumas situações. Como na hipnose o efeito da comunicação é muito mais intenso, é extremamente importante estar ciente do que se vai comunicar, e os impactos que isso pode ter no paciente.

 

O transe hipnótico é fruto de um processo psicofisiológico natural, não oferecendo riscos ao paciente, da mesma forma que o sono, o estado de vigília, o estado de meditação e o devaneio. Quando o tratamento é conduzido por um profissional habilitado e capacitado e as sugestões são direcionadas de forma terapêutica dentro de uma abordagem multidisciplinar, isto é, como apoio de um tratamento bem orientado por especialistas, só resulta em benefícios ao paciente.

 

Os riscos existem quando o paciente se presta a participar de shows e demonstrações sem finalidades terapêuticas que normalmente são conduzidas por pessoas que se intitulam hipnotizadores, sem formação profissional adequada e não da área de saúde, podendo este leigo prejudicar o paciente.

 

8 - Qualquer pessoa pode ser hipnotizada?

Dentro da realidade individual de cada um, é possível hipnotizá-la, porém com algumas tem-se mais dificuldades ou mesmo a impossibilidade, como por exemplo pessoas embriagadas, pois tem dificuldade de focalizar sua atenção, assim como pessoas com deficiências mentais ou patologias como a psicose e, aqueles que não dispõe de capacidade auditiva.

 

9 - Porque no tratamento com a hipnose os resultados são mais rápidos?

A rapidez dos resultados se dá basicamente pela forma de comunicação que é feita, e da disponibilidade do paciente em aceitar tais sugestões. Na hipnose, o paciente tem a possibilidade de chegar a estados profundos de percepção e mudança, que em vigília, apenas numa conversa não chegaria, desta forma a Hipnose Clínica possui grande importância dentro dos hospitais e clínicas especializadas, pois os pacientes já chegam propensos às mudanças.

 

10 - Qual a diferença entre o sono e o transe?

Durante o sono, onde o indivíduo está sonhando, tem-se uma alta atividade psíquica, muito parecido com o transe, a diferença maior é o controle que o indivíduo tem no transe, ou seja, o direcionamento dos seus pensamentos é feito de uma forma mais livre.

 

11 - Como a hipnose pode ajudar um indivíduo que está sendo pressionado no trabalho e não consegue lidar com isso, está com estresse e depressão?

Realmente o mercado de trabalho está cada vez mais agressivo, e por isso a dificuldade das pessoas lidarem com esse tipo de pressão, pois poucos foram àqueles educados para suportar tudo isso. As pessoas precisam de ajuda terapêutica, na medida em que não estão conseguindo lidar com suas dificuldades e problemas. Na medida em que não aprenderam no passado, conteúdos que permitam tornarem-se condutores da sua própria vida, agindo com possibilidades de escolhas perante a realidade.

 

A hipnose condicionativa, da forma que é trabalhada, possibilita a aprendizagem desses conteúdos.

 

O estresse vem do próprio medo de que não irá conseguir fazer o que se está pedindo, com pressão, isso se torna mais caótico. A depressão é conseqüência disso tudo, pois uma pessoa com estresse tem uma diminuição na produção de serotonina, neurotransmissor que proporciona as sensações de prazer no corpo, por isso a depressão.

 

A hipnoterapia poderá proporcionar a este indivíduo aprender a lidar melhor com as dificuldades do dia-a-dia de uma forma mais segura, sabendo da sua capacidade e seus limites, desempenhando seu papel com os novos recursos que serão aprendidos, a hipnose clínica possibilita nesses casos o aumento da auto-estima no paciente, criando uma espécie de campo protetor para normalização da serotonina. Havendo um equilíbrio emocional, o paciente não fica na dependência do terapeuta e pode controlar sozinho sua ansiedade, estresse, depressão, insônia e hipertensão, possibilitando melhora na qualidade de vida.

 

12 - O que é a hipnoterapia? Quem pode fazer esse tratamento?

A Hipnoterapia é o trabalho terapêutico vivenciado através da hipnose. São utilizadas técnicas e instrumentos necessários para que o indivíduo busque por ele mesmo, ou com a ajuda do terapeuta, a solução para diferentes problemas.

 

É importante lembrar que não existe apenas uma forma de hipnoterapia. E normalmente cada hipnoterapeuta já vem de uma linha teórica da Psicologia, usando a Hipnose segundo esta forma de compreensão do Ser Humano. Desta forma, cada processo terapêutico será diferente e os resultados desse também serão diferentes.

 

Na hipnoterapia vários são os fenômenos que o paciente pode experienciar em estados hipnóticos ou de transe, podendo levá-lo a ter diferentes aprendizagens e pensamentos. Os cursos de hipnose condicionativa se propõem ao ensino de um conjunto de técnicas eficientes dentro do que podemos denominar Terapia Breve, ou seja, buscar a resposta de um tratamento a curto prazo.

 

Qualquer pessoa pode se submeter a um tratamento de hipnoterapia, as restrições seriam pacientes em surto psicótico e aqueles sem audição. Os pacientes alcoolizados e drogados encontram dificuldade maior, na medida em que não conseguem focalizar sua atenção e paciente com certas excepcionalidades, principalmente com lesões cerebrais.

 

13 - Quais são as indicações da aplicação da Hipnose Clínica?

Inúmeras são as indicações, dentre elas podemos citar algumas das mais utilizadas: Ansiedade, depressão e o pânico, vários distúrbios e transtornos provocados ou acentuados pelo estresse e um desequilíbrio emocional; nos distúrbios psicossomáticos, onde um fundo emocional pode ocasionar uma gastrite, asma, processos alérgicos, enxaqueca e vaginismo; no apoio ao tratamento do câncer, da AIDS; nos processos dolorosos, principalmente nas dores crônicas; na cardiologia visando o controle da hipertensão e outras cardiopatias; na ginecologia, na obstetrícia o parto sem dor com um acompanhamento pré-natal com sessões de hipnose.

 

No preparo de pacientes com indicação cirúrgica, tanto no aspecto emocional como na potencialização da recuperação. Na odontologia como apoio nos tratamentos de pessoas com fobias, traumas; nos problemas relacionados a dores e disfunções da mastigação, bruxismo, dores da ATM; remoção de hábitos de chupar dedos e chupetas, e tratamentos odontológicos em crianças.

 

Na motivação e aumento da força de vontade. Como apoio no alcoolismo, tabagismo e dependências químicas de forma geral. Na ajuda ao controle de peso. Na obesidade, impotência sexual, ausência de orgasmo, ejaculação precoce. Na preparação de estudantes aos vestibulares e concursos, melhora no desempenho geral de atletas, e muitas outras aplicações que vêm expandindo sua utilização a um número maior de profissionais e especialidades, onde os avanços nos conhecimentos aumentam a segurança e eficiência de sua aplicação como forma terapêutica de apoio dentro de uma filosofia moderna de tratamento multidisciplinar.

 

14 - Qual o objetivo da técnica hipnoterápica?

O objetivo é por meio da hipnose ou transe levar o paciente a um estado que não se chega a momentos de vigília ou sono, onde o paciente consegue fazer um recondicionamento mental (Hipnose Condicionativa).

 

O transe é um estado altamente focalizado, intensificado e puro do pensamento, portanto neste momento o paciente vive apenas esta realidade e vê além do que em outros momentos veria por isso a possibilidade da percepção para a mudança, com ênfase a técnica de Bloqueio de Registros Mentais Negativos (BLOREN), substitui completamente as técnicas de Hipnose Regressiva, atingindo os mesmos objetivos, com algumas diferenças fundamentais: não existe a possibilidade do paciente resgatar traumas do passado, não exige do paciente a verbalização (narração de fatos), desta forma a possibilidade do paciente sair do estado de transe é rara, o tratamento torna-se muito mais rápido, onde os fatos que podem estar gerando os problemas atuais no paciente, não mais o incomodarão. A técnica BLOREN possibilita uma hiperamnésia no paciente, durante o estado de transe, que são lembranças nítidas do passado, sabendo-se que é passado. Se durante a hipnose o indivíduo revivencia os fatos, durante esta fase da terapia é bastante comum o paciente manifestar expressões corporais, chorar, se contorcer.

 

A hipnose nada mais é que uma forma de comunicação. Ou seja, uma forma de fazer comum, que provoca mudanças e transformações, levando o indivíduo à prática do pensar sobre si mesmo e por si mesmo, dependendo também do sistema orgânico de cada um, da Higiene Mental adquirida durante sua vida, principalmente durante a gestação e infância (base da formação psicológica), suas aprendizagens, pensamentos, apreensões e articulações obtidas durante sua vida.

 

15 - Esse tratamento auxilia no combate ao alcoolismo, às drogas e à obesidade? Como é desenvolvido esse trabalho especificamente?

As pessoas estão sempre em busca de prazer, ou fuga da dor (física ou psicológica). Por afastamento e por aproximação vivemos toda a nossa vida, alguns dão mais ênfase à dor, outros ao prazer. Normalmente o álcool, drogas e obesidade são uma junção de ambos prazer e dor.

 

O trabalho deve ser desenvolvido primeiramente no sentido de descobrir o que está levando aquele paciente em especial a ingerir álcool, drogas ou comer em demasia. Buscar desenvolver outras formas de sentir prazer. Às vezes, principalmente o adolescente usa a droga e o álcool para chamar a atenção e normalmente a família é desestruturada e o filho é apenas um sintoma de uma família doente (nesses casos é importante um trabalho de conscientização e orientação junto à família, pois se existe influência do meio, poderá haver um novo recondicionamento mental, e a pessoa volta às fugas novamente, em alguns casos podem levar a pessoa ao suicídio), nesses casos, emprega-se condicionamentos internos (fisiológicos) e externos (meio), na forma de implantes de novos registros mentais, criando uma espécie de gatilho. Sempre que mente manifestar a vontade de recorrer ao álcool, drogas e compulsão alimentar, os gatilhos são disparados automaticamente e mediante um desvio condicionado, o paciente, por exemplo, sente muita sede e se satisfaz com um copo de água, caso este condicionamento não for implantado o paciente entra em crise de abstinência e certamente voltará ao hábito ou vício novamente. Cria-se um mecanismo de condicionamento mental voltado para averção às drovas e nas bebidas alcoólicas.

 

No caso da obesidade, que pode estar associada ao modo de vida, e a hereditariedade, também temos a parte psicológica influenciando.

 

Come-se por ansiedade, por medo, por angústia, come-se para se proteger de algo ou alguém. Come-se simplesmente por prazer, por raiva, por decepção amorosa e muitos outros motivos.

 

É necessário buscar o que leva, este paciente em especial, comer da forma que come. Busca-se em sua história de vida, através da hipnoanálise, levantando os conteúdos, pensamentos e aprendizagens que levam a este comer exagerado.

 

A partir do diagnóstico é possível traçar estratégias de mudança, possibilitando ao paciente perceber que existem outras formas mais saudáveis de conseguir o que querem sem precisar ingerir alimentos freneticamente, debilitando o corpo e a mente e ferindo o amor próprio. Para reforçar a técnica de Indução Direta, é recomendado empregar a técnica de Condicionamento Interno, voltado à auto-estima e a força de vontade, do paciente.

 

16 - Que mudanças esse tipo de tratamento pode causar ao paciente?

As mudanças em termos psicológicos, fisiológicos e comportamentais são as mais variadas possíveis, mudanças de pensamentos, sentimentos e atitudes, tendo uma maior percepção de si e do ambiente que o rodeia. Possibilitando um maior controle sobre a vida. É claro que a hipnose por si só não basta, é necessário termos conteúdos humanos para repassar aos pacientes, pois este deve ser um trabalho além de terapêutico, também didático. Entretanto, vale salientar que com a elevação da auto-estima e motivação de um paciente, seu metabolismo passa a dar respostas imediatas, melhorando sua capacidade neurológica, imunológica e endócrina, entre outros fatores.

 

17 - Como as técnicas hipnoterápicas ajudam a vencer medos, fobias e síndromes?

Normalmente nas diferentes fobias o que temos é um medo irracional de algo específico ou de lugares. Por algum motivo este paciente desenvolveu a fobia, desta forma buscam-se quais foram as causas que levaram a este medo. A partir disso, por meio da hipnose desenvolve-se novas aprendizagens que possibilitem o enfrentamento e superação deste(s) medo(s). A hipnose condicionativa descondiciona e bloqueia os registros mentais negativos, responsáveis pelo desencadeamento comportamental, possibilitando ao paciente o controle de seu estado emocional durante as crises.

 

18 - Como a hipnoterapia pode reverter o quadro emocional da ansiedade?

Estudos sobre o assunto têm sido efetuados desde a mais remota antigüidade e a constatação de reversão do quadro emocional da ansiedade é evidente desde os tempos de Aristóteles.

 

Sacerdotes, magos ou feiticeiros da pré-história curavam pacientes contando-lhes histórias de uma forma muito parecida com o procedimento hipnótico.

 

No Egito de cinco mil anos atrás os famosos templos do sono eram os locais onde os pacientes eram submetidos a passes hipnóticos muito semelhantes aos dos centros espíritas de hoje.

 

Em todos os casos o hipnoterapeuta, ou como o queiram chamar em cada época, toma conhecimento dos detalhes da história do paciente com muito mais rapidez do que em um processo de terapia tradicional, podendo identificar com relativa facilidade as razões principais para o seu estado de ansiedade.

 

A partir daí o processo de tratamento vai depender do terapeuta, mas já com pleno conhecimento da realidade do paciente e podendo escolher sua linha de ação com muito mais facilidade.

 

Vale salientar que quando estamos dormindo em sono fisiológico, a ansiedade é neutralizada, quando acordamos e abrimos os olhos, o coração e a respiração acelera, assim como os músculos do organismo ficam tensionados, acordando também o estado de ansiedade, dependendo das atividades e acontecimentos diários a ansiedade pode sair da normalidade, elevando-se até atingir a hipertensão arterial. Pela hipnose condicionativa é possível controlar a ansiedade, responsável pela elevação do nível de estresse e até da hipertensão, implantando mecanismos de condicionamentos externos, de acordo com cada pessoa, sem que os pacientes fiquem na dependência psicológica no terapeuta, libertando-se de medicamentos, esta descoberta certamente ajudará milhões de pessoas.

 

 

" A MENTE HUMANA NÃO É FÍSICA, OS REGISTROS MENTAIS NELA CONTIDA SÃO APENAS E SIMPLESMENTE "ENERGIA", QUE COMBINADAS, GERAM OS SENTIMENTOS, EMOÇÕES, PENSAMENTOS, ATITUDES, ETC., CULMINANDO EM ESTÍMULOS E AÇÕES FISIOLÓGICAS, METABÓLICAS, DE MOBILIDADE E COMPORTAMENTO."

                                                                                       Luiz Carlos Crozera

 

 

Se você possui mais que 21 anos, cursou ou está cursando nível universitário, entre para a família dos
HIPNÓLOGOS CONDICIONATIVOS.
 
PRÓXIMO CURSOS
Informações sobre Hipnose Condicionativa e maiores esclarecimentos poderão ser encontrados no portal http://groups.msn.com/hipnoseclinica            ou           address@hidden
 

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO - FICHA DE INSCRIÇÃO - CÓDIGO DE ÉTICA - TERMO DE COMPROMISSO - DEPOIMENTOS


Não é nosso desejo invadir sua privacidade.
Caso deseje não receber mais nossas mensagens, responda-nos com o assunto REMOVER
. 

reply via email to

[Prev in Thread] Current Thread [Next in Thread]