libreplanet-br-es

Re: [lp-br-es] Chamada para contribuições com o servidor

From: Sergio Durigan Junior
Subject: Re: [lp-br-es] Chamada para contribuições com o servidor
Date: Fri, 11 Dec 2020 21:50:03 -0500

On Thursday, December 10 2020, Tulio Magno Quites Machado Filho wrote:

> Olá,
>
> Esta é uma chamada para contribuição com a manutenção do servidor
> libreplanetbr.org.

Primeiro, obrigado novamente ao Tulio por tomar conta dessa parte.

> É este servidor que hospeda o site do grupo, GNU Social, listas de discussões,
> repositórios git, Jabber, Diaspora e Matrix.

Eu queria começar uma discussão aqui a respeito do servidor.

Primeiro, quero dizer que não vejo problemas em contribuir
financeiramente pra um projeto de Software Livre.  Ainda mais um com o
qual eu esteja envolvido desde o primeiro dia!

Dito isso, queria saber quantos de nós estamos fazendo uso dos recursos
do servidor.  De início, eu sei que o Oliva usa ativamente o Diaspora*,
o GNU Social, e talvez mais algum serviço (Matrix?).  Eu sei também que
o pessoal do LKCamp hospeda a lista de discussão deles conosco
(inclusive, talvez seja uma boa enviar esse email pra lá).

Pessoalmente, eu parei de usar praticamente todos os serviços do nosso
servidor há bastante tempo.  Não faço mais uso de quaisquer redes
sociais, tenho meu próprio servidor XMPP, não uso Matrix, mantenho meus
repositórios git, etc.

Como eu disse, não vejo problema em continuar pagando pra mantermos os
serviços ativos, mas queria sentir que eles estão sendo usados por mais
pessoas, principalmente por aquelas que não têm condições de manterem
seus próprios serviços em outro lugar.

Minha intenção não é desencorajar nada, é simplesmente pensar em como
podemos melhorar a situação atual :-).  Ou talvez não tenha nada pra
melhorar.  Sinceramente não sei.

O que acham?

--
Sergio
GPG key ID: 237A 54B1 0287 28BF 00EF  31F4 D0EB 7628 65FC 5E36