Re: [lp-br-sp] Fwd: [EC09] Pré-evento: PRIVACID ADE E SEGURANÇA NA INTER

From: Matheus Guimarães Mello
Subject: Re: [lp-br-sp] Fwd: [EC09] Pré-evento: PRIVACID ADE E SEGURANÇA NA INTERNET: Estamos cientes dos riscos ?
Date: Wed, 05 Jun 2013 21:02:04 -0300

nossa, nem vou conseguir fazer um balanço completo de como foi o evento, de tantas coisas ruins foi bastante desgostoso ficar lá quase até o fim, mas mantive meu modo "espião" ligado, dizendo a mim mesmo que é importante saber quais são os argumentos de nossos "inimigos"

a sociologia me faz perceber o quanto pequenos detalhes avulsos como esse de "dêem um like no facebook" já diz muito sobre os posicionamentos sociais e políticos de uma pessoa. digo isso porque os três palestrates se não me engano pediram pra curtir o facebook deles :(

não foi surpresa para mim que usaram windows, chrome e outras porcarias, e não importa se foi causalidade ou não, mas houve vários problemas técnicos durante as apresentações

uma impressão que tive é que os palestrantes deveriam dar um curso de como cativar uma plateia desviando do que realmente importa isso sim, até dancinha de michael jackson, um doutor de terno falando que ia publicar as fotos comprometedoras do outro, fazendo piadinhas machistas e outras de gosto duvidoso. no geral era apenas pra cativar os calouros para ganhar dinheiro na área de perícia digital e caçar os hackers motherfuckers (porque pressupôs que todo hacker é um cracker que não assume, mas que podemos comprovar...)

o sérgio saiu depois de que o primeiro cara perguntou se ainda ensinam C na faculdade.. o raniere foi depois de mais algumas marmotagens. meu limite foi o último palestrante que ficava gritando coisas totalmente nada a ver com o tema. depois sérgio voltou com um professor do ic (não me lembro o nome dele, que é comprometido com lutas pela liberdade digital), aí fiquei, e o professor fez mesmo uma pergunta colocando o pessoal contra a parede, mas a mesa começou com um enrolation pra desviar o assunto, depois sugeriram que garantir privacidade é impossível (e aí respondeu indiretamente a pergunta, informando que eles não tem comprometimento com isso) e depois fizeram um show lá de dançar, contaram piada e chamaram alguém da plateia que alegou ter sofrido bullying no facebook (apesar de no final, continuarem a insistir os pedidos de likes no face). achei um desrespeito à pergunta. [saí um pouco depois para não perder minha janta no ru por causa do evento, sérgio se tiver acontecido algo mais, diz aí]

ao mesmo tempo que era de se esperar, é inacreditável que esses caras são nossos "representantes" na legislação e aplicação de punições de crimes digitais.

fui lá mais para ouvir o meu conterrâneo marcelo batalha falar de sua pesquisa, mas ele só fez um enrolation de apresentar os outros, não sei o que aconteceu com ele, originalmente ele foi treinado como jedi, então não sei se ele se vendeu de fato, ou se é o mais incrível agente disfaçado.