Re: [lp-br-sp] Servidor LP-BR-SP

From: Sergio Durigan Junior
Subject: Re: [lp-br-sp] Servidor LP-BR-SP
Date: Tue, 23 Jul 2013 20:27:53 -0300

On Tuesday, July 23 2013, capi etheriel wrote:

> eu achei que tava tudo comprometido nesse mundo, por conta da insanidade de
> surveillance dos eua.
> mas ok, podemos evitar. e eu curto o canadá, só não vamos esquecer que a
> inglaterra é tão orwelliana quanto os eua (só que com um budget menor).

A thread já deu uma maneirada, aí eu entro :-P.

Bem, acho que a parada de fazer na OVH surgiu depois da propaganda
massiva que eu comecei a fazer sobre o hosting.  Fui indicado a ele por
um amigo da França, que conhece a negada, e que garante que eles são
ponta-firme em relação a SL e privacidade.

Não posso falar nada sobre a DO, mas se tiver VPS, pode ser algo a ser
considerado também.  Essa parada de evitar EUA é boa, mas no final tudo
passa por lá, e se não passar eles estão monitorando mesmo assim :-(.
Acho que o ponto principal que temos que considerar é: o quão fácil é
pra alguém do governo do país X (sendo X o local onde hospedaremos a
parada) obter acesso aos nossos dados?  Os EUA obviamente é o local mais
fácil.  Não boto minha mão no fogo por nenhum país, mas hospedar no
Canadá/Europa me parece melhor.  E conforme o Panaggio explicou, Canadá
ganha em latência (apesar de que, pro que vamos querer, Europa é bom o
suficiente).

Dito isso, temos que ver se a VPS que queremos assinar na OVH está
disponível no datacenter do Canadá.  Eu sei que o servidor dedicado mais
básico não está.

BTW, a lista inicial de serviços que pensei em subir:

1) Website/wiki;
2) Alias de e-mail
3) Jabber
4) Se pá, até rola um OpenVPN (mas aí a latência é importante) :-).

O Panaggio deu outras idéias (pad, etc.).  Mas isso pode ser discutido
em outra thread.

--
Sergio