[lp-br-sp] Librebar - Aulas GNU/Linux Unicamp 2014

From: Gabriel Krisman Bertazi
Subject: [lp-br-sp] Librebar - Aulas GNU/Linux Unicamp 2014
Date: Fri, 21 Feb 2014 15:12:11 -0300

Senhores,

Como alguns sabem nessa época do ano o GPSL, Grupo Pró Software Livre da
Unicamp, costumava organizar uma aula introdutória ao sistema GNU/Linux
para os alunos ingressantes na Unicamp. Como vocês sabem também, faz um
tempo que o GPSL está praticamente morto e enterrado, e o pessoal que
organiza estas aulas nos últimos anos é a galera do LP.

Pessoalmente, eu considero as aulas fundamental para introduzir as novas
geração de hackers ao Software Livre. No ano passado, mudamos o modelo
da aula e, na minha opinião, funcionou de uma maneira bem
legal. Pretendo organizar as aulas *em nome* do LibrePlanet São Paulo,
explicar sobre o GPSL e o LP e convidar o pessoal interessado a se
juntar ao LP-BR-SP.

Este ano, atrasamos um pouco a organização, eu mesmo nem ia participar,
mas cá estamos. Estou conversando com os professores para marcar aquela
aula de compilação e intro ao GNU durante o primeiro lab de 102, que
fizemos no ano passado. Acredito que se tudo der certo, esta aula vai
ficar para semana que vem.

Estou planejando fazer as aulas normais na semana seguinte à do
Carnaval. O planejamento está, a priori, semelhante ao do ano passado e
pode ser visto no e-mail que enviei para o GPSL (abaixo, um pouco
editado).

Gostaria de convidar o pessoal do LP de Campinas e região para um
LibreBar, para discutirmos e debatermos ideias para as aulas deste ano.

O sergiodj e o raniere já comentaram que pretendem ajudar nas aulas, mas
seria bom ter mais gente para ministrar as aulas. O Raniere propôs que
mudemos o modelo de aula para fazer em um dia só. Se concordarmos em
fazer isso, precisamos fazer algumas mudanças no material. Esse tipo de
coisa, mais o planejamento das aulas são o que pretendo discutir no
librebar.

A minha proposta, pelo curto espaço de tempo que temos, é fazer o
LibreBar sábado, dia 22/2 (a.k.a amanhã), para discutirmos essa
o planejamento. O que acham?

Para o pessoal de outras universidades, vocês já organizaram alguma aula
assim nas suas faculdades ou tem algum grupo que organiza? Pretendem
organizar? Vamos compartilhar experiências! Seria muito massa montar
aulas semelhantes em outros lugares, em nome do LibrePlanet. :-)

--- Begin Message --- Subject: [gpsl-unicamp] Aulas GNU/Linux 2014 Date: Sun, 16 Feb 2014 22:12:57 -0300 (4 days, 16 hours, 31 minutes ago) User-agent: Gnus/5.13 (Gnus v5.13) Emacs/24.3 (gnu/linux)
Visto que estamos prestes a começar o semestre, queria saber se tem
alguém trabalhando nas aulas de GNU/Linux deste ano.

Se ninguém já tiver começado, pretendo assumir o trampo, e fazer um
esquema igual ao do ano passado, que funcionou bem. No ano passado
fizemos um esquema com slides prontos, uma aula filosófica de SL, uma
aula de fundamentos de Unix + intro ao GNU, para ajudar na transição a
partir do Windows, e uma aula de comandos de shell. Além disso,
organizamos uma aula sobre desenvolvimento no GNU (gcc, make(?),...),
durante o primeiro lab de MC102, que acredito ter ajudado bastante os
bixos.

Se alguém já estiver trabalhando nisso, ou queira me ajudar, mande um
ping na lista, para unirmos esforços. Contribuições são sempre bem
vindas.

Pretendo conversar com os profs de MC102 nessa semana, para ver se rola
fazer o esquema da aula de desenvolvimento no primeiro lab de mc102.

--
Gabriel Krisman Bertazi

--- End Message ---

--