Re: [lp-br-sp] InstallFest Unicamp 2015

From: Sergio Durigan Junior
Subject: Re: [lp-br-sp] InstallFest Unicamp 2015
Date: Mon, 01 Dec 2014 19:19:57 -0500

On Monday, December 01 2014, edson duarte wrote:

> é bem o que o raniere escreveu, certas coisas no evento dão pontos
> para o participante ganhar prêmios no final da semana... eu
> particularmente não gosto da ideia geral desse tipo de coisa mas
> pessoal da comissão tem dito que aumentou a participação nos eventos
> então tende a continuar.

:-)

Compartilho seu sentimento de não curtir isso.  Esse negócio de
gamificação é muito business; um evento não é uma "empresa" que tem como
objetivo conquistar os "clientes"; acho que a idéia é passar uma
mensagem, e fazer com que as pessoas reflitam sobre aquilo.  Quando você
começa a dar pontos por tirar foto com palestrante, a mensagem já tá
perdida.

> sim, a semana da computação está mais ligada com o segundo cenário,
> apesar que depois que um patrocínio é firmado, há algumas mudanças
> dependendo das vontades do patrocinadores mas nada muito drástico a
> ponto de parecer um alinhamento ideológico.

Certo, imaginei que o patrocinador tivesse alguma voz na organização do
evento mesmo, isso é de se esperar.  Mas é aquilo: a gente precisa "se
infiltrar" onde o inimigo está, mas sem comprometer aquilo que a gente
quer passar.

(BTW, eu realmente achei que a Microsoft fosse patrocinar o evento.  O
Raniere disse há pouco que foi só um exemplo.)

> vocês teriam mais alguma crítica/observação no geral? tenho reunião
> esta semana já e gostaria de levantar esses pontos. :)

Crítica sobre o evento?  Bem, estou sabendo pouco a respeito dele, então
não tenho nem o que falar.  Mas a "sugestão padrão" é focar mais em
Software Livre, claro :-).

--
Sergio
GPG key ID: 0x65FC5E36