Re: [lp-br-sp] Próximo passo dos aparelhos que não são seus:

From: Luiz Antonio Izidoro
Subject: Re: [lp-br-sp] Próximo passo dos aparelhos que não são seus:
Date: Wed, 11 Feb 2015 20:03:33 -0200

> Tá vendo a contradição aí em cima?  Não me leve a mal: não estou
> criticando você diretamente; quero simplesmente apontar um erro que
> é muito fácil de cometer (e que tenho visto muito por aí).

Eu quis dizer que a população não pode abrir mão do software livre sem
o conhecer. Da mesma maneira que não vou abrir mão de usar um objeto
hipotético se o parafuso dele mudar de fenda para phillips se eu
realmente não conheço os padrões nem como essa mudança me afeta.

> É muito bacana defender ideais mais libertários, e obviamente é
> mais simples apoiar o Open Source do que o Software Livre (não
> estou dizendo que é o seu caso), afinal, todo mundo deve ter o
> direito de fazer o que bem entender, certo?

Certo, apesar de perceber uma certa ironia nesse comentário.
Acho que em vários contextos é mais fácil apoiar o OpenSource. E
falando em ideais libertário, é possivelmente factível a existência do
software livre, open-source e proprietário, ao mesmo tempo. Mas não
trato disso, o que trato sob a ótica libertária, como escrevi mais
abaixo, é a questão de respeitar essa existência.

 O grande problema com isso tudo é que a gente
> esquece que a "... a maior parte da população desconhece o SL."
> Pra mim, essa sentença explica muita coisa implicitamente: as
> pessoas não desconhecem apenas o SL, mas desconhecem a tecnologia
> (e consequentemente os perigos que ela tem), desconhecem as
> implicações em comprometer suas próprias liberdades/privacidade
> quando levamos em conta a sociedade em geral, etc.

Concordo, acho que a função do LP é justamente essa de informar as
pessoas, não? Justamente abordando o que escrevi acima.

Da mesma maneira que você menciona que tem notado um erro "muito visto
por aí", eu também percebo que há um julgamento muito forte há quem é
contra ou desconhece o software livre (não estou dizendo que seja seu
caso), julgamento esse de deboche e desprezo. O meu ponto é: será que
é justo esse julgamento? Será que as vezes não é exagerado e acaba
mais espantando do que atraindo pessoas? A liberdade também não é
respeitar as opiniões ou o direito a ignorância (mesmo que proposital
das pessoas)?