Re: [lp-br-sp] Ajuda Software Livre! (pen drive bootável)

From: Tiago Rocha
Subject: Re: [lp-br-sp] Ajuda Software Livre! (pen drive bootável)
Date: Sun, 15 Nov 2015 10:53:31 -0300

Eu uso Debian GNU/Linux e pelo menos pra mim o lance de ser um sistema operacional universal funciona. Faço de tudo com ele... Tudo mesmo! Acho que o Debian Live[1] possa ajudar no seu caso. Gerar uma imagem personalizada dele[2] e configurar a persistência[3] são muito fáceis.

Outra opção muito boa é o Trisquel GNU/Linux que conta com ferramenta que facilitam muito na hora de gerar um sistema LiveUSB[4]. Eu não sei se é possível usar "disk creator" dele para gerar diretamente uma imagem personalizada, mas você poderia criar o primeiro pendrive e instalar todas as ferramentes que você quer, depois usar algo como o dd[5] ou o partimage[6] para clonar o pendrive.

Como existe o problema de certos hardwares não serem 100% compatíveis com software livre, o que acontece bastante com os notebooks, você pode querer contornar isso fazendo o mesmo do Trisquel em alguma distribuição não totalmente livre como Mint, Ubuntu ou Fedora (se eu não estou enganado eles contam com uma ferramente equivalente a do Trisquel) que suportam mais hardware por meio de drivers e firmwares não-livres. Embora eu não recomende isso, você sabe melhor que ninguém onde seu calo aperta.

Espero que o pouco conhecimento que tenho seja útil de alguma forma.
Abraço!

[1] http://live.debian.net/
[2] http://live.debian.net/manual/stable/html/live-manual/examples.en.html#772 [3] http://www.linux.com/community/blogs/133-general-linux/420179-creating-a-debian-live-usb-flash-drive-with-persistence-for-non-techies
[4] https://trisquel.info/en/wiki/how-create-liveusb
[5] https://www.gnu.org/software/coreutils/manual/html_node/dd-invocation.html
[6] http://www.partimage.org/Partimage-manual_Usage