Re: [lp-br-sp] Chamada Para Palestrantes - Software Freedom Day Campinas

From: Alexandre Oliva
Subject: Re: [lp-br-sp] Chamada Para Palestrantes - Software Freedom Day Campinas 2016
Date: Mon, 05 Sep 2016 17:20:57 -0300

On Sep  3, 2016, Gabriel Krisman Bertazi <address@hidden> wrote:

> Estamos abrindo uma *Chamada Para Palestrantes* que queiram trazer temas
> de interesse da comunidade.  As palestras do SFD não devem ser técnicas
> de computação, mas devem visar um público mais amplo, que procura
> discutir as questões político-sociais do movimento de Software Livre.

Então...  Pensei em levar a palestra que levei ao LibrePlanet e ao FISL
deste ano (A Singularidade, A Matrix e o Exterminador do Futuro) mas
estou em dúvida quanto ao cabimento.  Tipo, é uma palestra relativamente
avançada, que traz à discussão temas de fundo e de estratégia da
comunidade e do movimento.  Dependendo do público alvo, pode fazer pouco
sentido, ou pode ser repetitiva (nesse caso, se todo mundo presente já
tiver visto no FISL ou na gravação, a gente muda pra uma discussão sobre
esses tópicos? :-)

Larissa também manifestou interesse em palestrar.  O que ela tem prontas
são as duas palestras que ela apresentou nos dois últimos FISLs, uma com
dicas pra pais e professores que queiram ensinar crianças a programar
(~25 minutos), outra com princípios de programação em python (~35
minutos), e uma mais recente, a primeira palestra de advocacia/filosofia
de Software Livre dela, sobre ativismo e atitude, cultura hacker na vida
e na escola e a luta contra o Google for Education e a educação enlatada
(tudo isso em menos de 15 minutos!), apresentada no SemeAres.

Fiquei pensando se rola abrir um espaço pra ela apresentar essa última
palestra, que me parece que se encaixa bem na temática do evento, e
talvez organizar uma oficina de iniciação à programação em Python, num
espaço diferente do das palestras.  Imagino que pelo menos alguns
colegas dela, que volta e meia manifestam interesse em aprender essas
coisas, possam se interessar por participar, aí a gente traz uns hackers
a mais pro laboratório justamente na idade mais propícia pra começarem.

Que lhes parece?

(Mandaremos resumos e propostas formais dependendo do resultado dessa
conversa :-)

{}s,

Free Software Evangelist|Red Hat Brasil GNU Toolchain Engineer