Re: [lp-br-sp] Software Freedom Day Campinas

From: Ricardo Panaggio
Subject: Re: [lp-br-sp] Software Freedom Day Campinas
Date: Mon, 11 Sep 2017 15:56:59 -0300

On 09/09/17 07:40 PM, Rafael Beraldo wrote:
> Em primeiro lugar, é necessário promover uma articulação entre os
> grupos de Campinas e, de uma maneira geral, todo o interior de São
> Paulo.

Quando o LP-BR-SP nasceu, ele era apenas de Campinas, basicamente. A
ideia era abraçar todos os grupos de SL com os mesmos ideais, mas ao que
me parece, depois de palestrar em diversos cantos do estado, é que
nossos ideais não batem. Os ideias do LP são "extremos" demais para a
maioria dos outros grupos. Mas isso não deveria impedir que nos
comunicássemos, o que acontece hoje.

> [...]
> também em São Carlos, onde tenho mais experiência (acabo de me mudar
> para Campinas). Sob nossos estandartes, nós promovemos diferentes
> tipos de eventos para públicos-alvo distintos, mas isso não deveria
> impedir nossa comunicação. De que maneira podemos fazer isso? No
> início do ano, a Juliana e eu tivemos a ideia de uma página na
> Internet que reunisse os vários eventos dos diferentes grupos em um
> calendário consolidado e de forma automática. Essa ferramenta
> permitiria que soubéssemos dos eventos uns dos outros e frequentá-los.

O LP tem isso, mas está parado porque o grupo está parado. Costumava
ficar na Wiki do próprio LP, mas não consegui encontrar agora. Alguém
pode fazer o favor de mostrar isso rodando? Não tem nada porque ninguém
alimenta, mas a infra existe e funciona. Basta ter quem alimentar.

> [...]
> último, pois alguns dos membros já tinham o aplicativo instalado.
> Ainda assim, houve uma queda inicial na quantidade de pessoas no
> grupo. Como podem ver, foi uma decisão consciente para incluir o maior
> número
> possível de pessoas -- nosso objetivo é um grande impacto entre
> pessoas que ainda não usam GNU/Linux e software livre como um todo.
> Nossa abordagem é tentar ser o mais amigáveis o possível, em todas as
> dimensões nas quais atuamos. Tentamos apontar esses paradoxos aos
> novos usuários e explicar nossas decisões.

Eu abordei isso no e-mail anterior, mas vou tentar reforçar
metaforicamente. Usar uma ferramenta que a gente mesmo não endossa pra
falar sobre SL é como um padre/pastor que comete um pecado mortal para
arrebanhar mais fiéis. Ele não só está piorando a situação dele como
também a dos fiéis (que vão achar que aquilo não é um pecado mortal).
Nota de esclarecimento 1: aos que não sabem, eu não sou religioso. Foi
só uma metáfora que espero eu explique meu ponto de vista. Nota de
esclarecimento 2: talvez eu tenha adaptado isso de alguma leitura minha
sobre budismo, que não é uma religião. Então se alguém reconhecer, está
avisado que não tenho certeza disso, mas a possibilidade existe.

> Finalmente, nem todas as pessoas aceitam comprometer sua liberdade
> usando software proprietário. Esse é o cerne da questão e o motivo
> pelo qual precisamos de diversos grupos: o espectro das decisões está
> representado. Essa diversidade é importante, tanto do ponto de vista
> da riqueza de eventos e discussões que são gerados, quanto por
> acomodar confortavelmente todas as pessoas.

Eu sou a favor da diversidade certamente, mas acho que muitos grupos que
se dizem de "SL com ressalvas" fazem mais um desserviço que um serviço.
Não vou entrar no mérito aqui. Acho que isso é uma longa discussão, e
tenho certeza que tem muita gente no grupo pra apoiar meu ponto e muita
gente pra contrariá-lo. Então, caso haja uma discussão, melhor começar
outra thread. FTR, esse assunto é recorrente, e ele foi um dos motivos
que deu origem ao LP-BR-SP anos atrás.

> Eu acredito muito no poder das reuniões entre grupos para que todos se
> conheçam e para fortalecer os laços. Deixo minha sugestão para a
> realização de reuniões informais (muito importante!) bimestrais, que
> sejam divulgadas por todos os grupos interessados de maneira
> coordenada. Não é um novo grupo, mas uma ação conjunta.

Acho que voltar a realizar librebares regularmente resolveria esse
problema. E ter uma regularidade estrita às vezes parece ajudar mas mais
atrapalha: é melhor fazer o encontro ser divertido e prazeroso, e assim
as pessoas vão querer que aconteça de novo, e que seja logo. Marcar uma
data regular tira parte dessa diversão. IMHO. E de nossas experiências
em anos anteriores com librebares. (que por sinal também tinham ata,
feita cada dia por um participante, ou coletivamente).

--
Ricardo Panaggio