libreplanet-br

Re: [LibrePlanet-BR] Onde foi que erramos, e onde continuamos errando?

From: Adonay Felipe Nogueira
Subject: Re: [LibrePlanet-BR] Onde foi que erramos, e onde continuamos errando?
Date: Sun, 15 Oct 2017 19:16:20 -0200

* Sobre alternativas ao GitHub

Eu não conheço os demais /software/ servidores, mas conheço *brevemente*
os seguintes:

- Kallithea ([1]).

  - Como nota especial para este: Permite "commit" (me fugiu a tradução
    disso para português brasileiro) através da página na
    Internet. Possibilitando "contribuição on-line".

- Savane ([2]).

Já sobre as listas de discussão/e-mail, pode ser realmente limitador
usar elas de forma pura. Sei de dois projetos que usam o Debbugs, e não
estou incluindo o Debian.

O Debbugs tem interação com LDAP (que o Kallithea também tem), e ainda
fornece formas de acompanhar bugs/aprimoramentos através das listas de
discussão/e-mail, mas a diferença é que, por exemplo, se eu enviar um
bug para <address@hidden> (que usa o Debbugs), cria-se um item com um
número (digamos, 28554), e um e-mail temporário
<address@hidden>. Os arquivos relacionados ao item, independente do
mês, podem ser vistos em uma página única (por exemplo em [3]). Além disso, a
lista de discussão/e-mails segue recebendo arquivando de forma
tradicional (por exemplo, em [4]).

Depois do e-mail e do item serem criados pelo Debbugs, ele envia um
e-mail de resposta automática para quem iniciou a conversa, e neste
e-mail define-se o endereço de resposta para aquele do item
criado. Ainda sobre tal endereço, ele é temporário, e pode ser arquivado
excluído quando o item expirar ou for fechado. Interações além do uso
para comunicações (tais como: estipular tags/marcações, versões
envolvidas, delegações, arquivamento/fechamento, reabertura, etc.) são
feitas enviando um e-mail de commando ao servidor de controle do Debbugs
([5]).

* Sobre formas de contato alternativas para contribuição

A ausência dessas formas de contato vem se tornando um problema, ainda
mais que os próprios projetos (ou ainda, os fornecedores de hospedagem
de repositórios) parecem não estimularem os contribuidores a colocarem
esse tipo de informação.

Alguns ainda colocam nos arquivos que contribuem, formas alternativas de
contato, tais como páginas pessoais (que tenham mais formas de contato),
endereços de e-mail, telefone, etc. Mas outros limitam a formas de
comunicação não muito acessíveis por nós, ou nem colocam nada.

Alguns aceitam aprimoramentos/patches por e-mail, outros parecem
ignorar. Conheço o caso do colab-edemocracia-plugin que é usado no
e-Democracia da Câmara dos Deputados, e que desde minha última
verificação parece forçar o visitante a usar JS não livre. Tentei
contatar o LabHackerCD (anexando aprimoramentos/patches na mensagem),
mas eles parecem ter ignorado meus e-mails (porém, quero crer que foi o
fornecedor do e-mail deles que não entregou as mensagens). Agora que eu
estou com um endereço de e-mail diferente, vou tentar novamente.

* Sobre federação

Parece que é possível usar XMPP/Jabber para enviar mensagens SMS ([6]),
e o WhatsApp parece estar usando uma versão desconforme do XMPP/Jabber
([7]), resta saber se um usuário do XMPP/Jabber normal pode enviar
mensagens ao WhatsApp. ;)

[1] <https://kallithea-scm.org/>.

[2] <https://savannah.nongnu.org/p/savane>.

[3] <https://debbugs.gnu.org/cgi/bugreport.cgi?bug=28554>.

[4]
<https://lists.gnu.org/archive/cgi-bin/namazu.cgi?query=bug%2328554&submit=Search%21&idxname=bug-guix&max=20&result=normal&sort=date%3Aearly>.

[5] <https://debbugs.gnu.org/server-control.html>.

[6]
<https://media.libreplanet.org/u/libreplanet/m/a-fully-free-cell-phone-experience-no-baseband-required/>
 (sob CC BY-SA 4.0).

[7] <https://xmpp.org/uses/instant-messaging.html>.

--
- https://libreplanet.org/wiki/User:Adfeno
- Palestrante e consultor sobre /software/ livre (não confundir com