libreplanet-br

Re: Votação: mover comunicação instantânea principal para canal XMPP

From: Thadeu Lima de Souza Cascardo
Subject: Re: Votação: mover comunicação instantânea principal para canal XMPP
Date: Mon, 20 Apr 2020 08:36:21 -0300

On Sat, Apr 18, 2020 at 06:23:46PM -0300, Adonay Felipe Nogueira via
LibrePlanet Brasil wrote:
> Aproveitando que o próprio grupo possui servidor XMPP, abro aqui votação
> para colocarmos a sala xmpp:address@hidden?join como
> principal canal de comunicação instantânea principal.

Adonay, eu me incomodo bastante quando você chama alguma votação. Acho
votações desnecessárias muitas vezes. Elas criam uma situação de
disputa, de um lado ganha e outro perde.

Em algumas situações, pode ser necessário chegar a um consenso e decidir
em grupo por alguma coisa.

Em outras situações, como acredito ser esta, basta fazer um convite e
cada um decide como agir. Eu, por exemplo, não tenho problema algum em
entrar no MUC XMPP. Acabei de entrar. Mas não vou deixar de participar
do canal IRC.

Posso dar um palpite sobre sua maior preocupação quanto ao canal IRC?
Você não pode estar presente sempre e, portanto, se preocupa em perder
conversas que ali aconteçam. Caso seja essa sua preocupação, podemos
trabalhar nisso.

Por outro lado, podemos divulgar os dois meios de comunicação no site,
permitindo assim que mais pessoas possam participar, de acordo com o
meio com que se sintam mais confortáveis.

Outra alternativa, ainda a ser estudada e um pouco controversa, seria
tentar integrar esses diversos meios seja através de um robô ou algo
como o protocolo matrix. Mas não quero sugerir isso como a solução.

Evitei trazer aqui os méritos e deméritos de cada protocolo.

Abraços.
Cascardo.