Script para backup....

From: João C Melchiors
Subject: Script para backup....
Date: Mon, 23 Jul 2001 19:44:04 -0300

Pessoal,
Alguém poderia me ajudar a fazer uma "script" para executar backup de arquivos.
Os arquivos a serem copiados estão em máquinas Winodws NT e as cópias serão feitas para máquinas Linux.
Já fiz a "script" abaixo que gostaria incrementar....

#!/bin/sh
#
#     monta em /mnt/tmp o srv17
smbmount //srv17/d$ /mnt/tmp -o workgroup=xxxx,username=xxx,password=xxx
#
#     inicia o backup
tar -czvf /backup/srv17.wwwroot.gz /mnt/tmp/inetpub/wwwroot/*
#
#     desmonta o volume
smbumount /mnt/tmp
#
#  final da rotina

O que eu gostaria é o seguinte:

a) testar se o volume montou corretamente. algo do tipo
        if "volume montou"
        then
        tar....
        else
        mensagem para algum "arquivo log"
        endif
b) verificar se ocorreu "fim normal" na execução do comando "tar"
c) testar se o volume "desmontou".

Adicionalmente, gostaria de testar a existência do "backup" um backup anterior renomeando o arquivo, de maneira que eu sempre tivesse pelo menos os dois últimos backup´s

Agradeço a boa vontade dos amigos.

Melchiors