ping com tempo máximo (timeout)

From: Thadeu Penna
Subject: ping com tempo máximo (timeout)
Date: Fri, 07 Sep 2001 17:02:26 -0000

tenho uma rede de computadores e periodicamente rodo um script com um
ping e um ssh top  para verificar se as máquinas estão "up" e que
processos rodam. Com o ping -qc1 posso verificar se a máquina recebe
ou não o ping. Algumas máquinas (principalmente as com Realtek 8139)
não repondem ao ping e aí o script "trava". Em resumo, eu preciso de
uma instrução que responda a alguma requisição porém com um timeout.
Alguma idéia ?
p.s. prefiro que seja em bash pois faço um tratamento da saída.