Re: [shell-script] Escopo no bash - Valeu !! :)

From: Horacio Fernandes
Subject: Re: [shell-script] Escopo no bash - Valeu !! :)
Date: Thu, 04 Oct 2001 22:41:08 +0800

Olá pessoal,

    Valeu pela dica. Era exatamente esta a minha dúvida. Não tinha me tocado
quanto ao pipe. :)

    Um forte abraço a todos.
Horácio Fernandes

---***---

olás,

@ 4/10, Thobias Salazar Trevisan:
>         Primeiro, o problema nao esta no while, e sim no pipe. O pipe
> apenas pega a saida padrao do comando e conecta ela na entrada padrao do
> segundo comando. Soh que o segundo comando e executado em um
> subshell...!!!
>         Ou seja, no seu exemplo quando o while termina, tb termina o
> subshell que estava executando o while, assim a variavel contador se
> perde. Quando vc da um echo no total, ele vai imprimir o valor
> inicial, ou
> seja, 0. Troque ele pra qualquer valor que vc vai ver.
>         Um modo de solucionar este problema, e gerar um arq de saida
> [...]

ou você elimina o pipe, gravando a saída do who num arquivo, e
este arquivo é a entrada padrão do while (lááá depois do done)

Contador=0
who > who.txt

while read Linha; do
    echo ":: $Linha :: $Contador"
    Contador=$[ $Contador + 1 ]
done < who.txt
echo "Total: $Contador"

Talk More, Pay Less with Net2Phone Direct(R), up to 1500 minutes free!
http://www.net2phone.com/cgi-bin/link.cgi?143