Re: [shell-script] script para automatização de um programa em fortran

From: Eric Anderson
Subject: Re: [shell-script] script para automatização de um programa em fortran
Date: Tue, 28 Dec 2004 07:31:01 -0000

tendi

vlw!

    Eric Anderson
    CPD Via Net SAO
    11-66432800

  ----- Original Message -----
  From: MrBiTs
  To: address@hidden
  Sent: Monday, December 27, 2004 5:21 PM
  Subject: RE: [shell-script] script para automatização de um programa em
fortran

  <QUOTE>
  eu sempre restarto meus programas com
  killall -1 ou killall -HUP.
  exemplo
  killall -HUP dhcpd, e o dhcpd sobe de
  pq nesse exemplo q vc deu o programa dele num vai subir de novo?
  </QUOTE>

  Vamos la

  Criei um programa vagabundo aqui:

  #!/bin/bash

  while /bin/true ; do
      sleep 1
  done

  E o rodei ./d.sh &, jogando-o paga bg

  [root@oas root]# ps -ef | grep d.sh
  root      1436  1385  0 17:57 pts/0    00:00:00 /bin/bash ./d.sh
  root      1645  1385  0 17:59 pts/0    00:00:00 grep d.sh
  [root@oas root]# killall -HUP d.sh
  [1]+  Hangup                  ./d.sh
  [root@oas root]#
  [root@oas root]# ps -ef | grep d.sh
  root      1703  1385  0 17:59 pts/0    00:00:00 grep d.sh

  Morreu.

  Entretanto, voce esta correto quando diz que killall -HUP dhcpd "restarta" o
  serviço. Isso acontece tambem com, por exemplo, o apache. Lendo a
  documentacao ( na verdade o codigo fonte do apache ), temos:

  Apache doesn't keep track of their pids, it just sends
  SIGHUP to the process group, ignoring it in the root process.

  Ou seja, qdo o apache recebe um SIGHUP ( killall -HUP ), ele o envia para
  todos os seu filhos, mas nao para o processo root. Isso causa o restart do
  apache. Como isso é padronizacao de sistemas, os daemons todos devem possuir
  esse mesmo comportamento.

  Acredito que o aplicativo fortran dele nao esteja preparado para tratar esse
  tipo de sinal, entao o killall -HUP vai funcionar como funcionou no meu
  aplicativo d.sh safado.

  Se ele quiser ter absoluta certeza de que vai matar todas as instancias do
  menino, pode fazer killall -9 programa.

  []'s

aviso.
  Sair da lista: address@hidden