Re: [shell-script] somar numero

From: jefferson Aranha
Subject: Re: [shell-script] somar numero
Date: Wed, 12 Jul 2006 18:39:39 +0000

> preciso calcular numeros contidos num arquivo ex:
>
> arquivo valores.txt contem
>
> #cat valores.txt
> 23
> 21
> 90
> 32
> o comando deve me retornar a soma de todos estes numeros, alguem pode
> me dar um help?

Alguem me corrija se eu estiver errado =D, sou iniciante tb =D

 for i in `cat valores.txt`
 do
  resultado=`expr $resultado + $i`
 done

A cada loop a variavel i vai assumir o valor de cada linha do arquivo
A variavel resultado irá ficar acumulando o valor que existe em resultado mais
o valor de i (no caso do primeiro loop, é a primeira linha =D).