Re: [shell-script] Senha

From: Ivan Santos
Subject: Re: [shell-script] Senha
Date: Fri, 14 Jul 2006 10:10:03 -0300

Campeão,

     Você pode usar o expect, ou o chpasswd.

Expect(attrPasswd.exp):
-----Inicio------
#!/usr/bin/expect
#
set userid  [lindex $argv 0]
set passNew [lindex $argv 1]
set passAgain [lindex $argv 2]

spawn passwd -e $userid
expect "ew UNIX password: $"
send "$passNew\r"
expect "etype new UNIX password: $"
send "$passAgain\r"

interact

-----Fim----

Chpasswd:
-----Inicio----
echo -e "teste:atech123" | chpasswd

----FIM----

Adaptando de acordo com o seu script, pode fazer desta maneira:

Arquivo de usuário, users.txt
Ivan Santos:isantos:123mudar:2006-12-31:
Bussunda amarildo:bsdamd:bsd123:2007-01-20:
Quincas Borbas:qborbas:qb123:2006-07-30:

---- Inicio com expect -----
#!/bin/bash
#
IFS_OLD=$IFS
IFS='
'
for defLin in $(cat users.txt)
do
   user=$(echo $defLin | cut -d: -f2)
   senha=$(echo $defLin | cut -d: -f3)
   nome=$(echo $defLin | cut -d: -f1)
   expira=$(echo $defLin | cut -d: -f4)

   useradd -d /home/$user -m -c "$nome" -g <grupo> -s /bin/bash -e $expira
$user
   ./attrPasswd.exp $user $senha $senha
done
IFS=$IFS_OLD

------- FIM ----

---- Inicio com chpasswd -----
#!/bin/bash
#
IFS_OLD=$IFS
IFS='
'
[...]

   echo -e "$user:$senha" | chpasswd
done
IFS=$IFS_OLD

------- FIM ----

Acho que isso pode te ajudar.
OBS: expect = expect version 5.42.1
         chpasswd = pertence ao pacote passwd: 4.0.13

abraço,
boa sorte,
Ivan Santos

Em 14/07/06, luiz henrique campos <address@hidden> escreveu:

> Em um script quero adicionar um usuário,"useradd" e
> quando for colocar a senha com "passwd" ja quero
> defini-la antes, pra que eu não tenha que interagir
> com  o script.
> --- Thomaz de Oliveira dos Reis <address@hidden>

> Yahoo! Acesso Grátis - Internet rápida e grátis. Instale
> o discador agora!
> http://br.acesso.yahoo.com

> aviso.

Ivan Santos