Re: [shell-script] Tamanho do arquivo em uma variável

From: Felipe Kellermann
Subject: Re: [shell-script] Tamanho do arquivo em uma variável
Date: Fri, 21 Jul 2006 13:58:11 -0300 (BRT)

On Fri, 21 Jul 2006 1:35pm  -0300, Natanael Martins Neves wrote:

> Uma solução seria
>
>        var=`du -h xrdiac.dat|awk '{print $1}'`

Outras, uma em zsh:

Criando uma tabela com as informações do arquivo, a opção que prefiro:

  % stat -H messages /var/log/messages
  % print $messages[link]
  1713508

Assim $messages[link] tem o tamanho do arquivo em bytes. A
$messages[block] tem o tamanho em blocos.

Outra, só usando o zsh/stat +size, sem criar uma tabela:

  % var=$(stat +size /var/log/messages)
  % echo $var
  1713508
  % print $var
  1713508

Outra, usando o stat (coreutils) no Linux, funciona em bash/zsh/ksh/etc:

  % var=$(stat -c %s /var/log/messages)
  % echo $var
  1713508

--