Verificar se arquivo existe utilizando FTP e BASH

From: Thiago Guedes Pereira
Subject: Verificar se arquivo existe utilizando FTP e BASH
Date: Thu, 16 Apr 2009 15:31:48 -0300

Boa tarde Pessoal.

Para enviar o backup via FTP eu criei a função:

function envia_ftp {

        ftp -i -n $FTPSERVER <<BLOCO
        user $USER $PASS
        passive
        cd mail-pop/
        mkdir $DATAINICIO
        cd $DATAINICIO
        put $1
        quit
BLOCO

}

Só que as vezes o envio não é bem sucedido. Então queria fazer algo do tipo.

1º Envio o backup por FTP
2º Acesso o FTP e verifico se o arquivo está lá.

Pensei em algo do tipo:

function verifica_ftp {

        ftp -i -n $FTPSERVER <<BLOCO
        user $USER $PASS
        passive
        cd mail-pop/
        cd $DATAINICIO
        ls $1
        quit
BLOCO

}

* Só que na parte do *ls* eu precisava redirecionar a saída do comando para
uma variável... Alguem com uma boa idéia?

--
Att,
Thiago Guedes Pereira