Re: [shell-script] Ler e Escrever - USB serial

From: Alain M.
Subject: Re: [shell-script] Ler e Escrever - USB serial
Date: Mon, 20 Apr 2009 22:17:01 -0300

provavelmente você abortou o picocom e deixou o lock...

A a maioria dos recursos no Linux têm travamentos assim, enm sempre é muito fácil descobrir onde os arquivos lock ficam para poder eliminálos nos scripts...

a maneira correta de sair so picocom é Control+A Ctrl+X, onde Ctrl+A é chamado de Escape-char, ou seja caracter de comando, e X para Exit. pode também usar picicom com --nolock

Todos os terminais tem comandos assim.. não tem jeito porque é para evitar conflito com a aplicação.

Alain

Fernando Gottlieb escreveu:
Olá novamente.
Estive fazendo testes de leitura da porta USB com conversor para
serial usando o cat, como relatei no e-mail anterior.
Até certo ponto, tudo funciona.
Lendo outro tópico sobre comunicação entre processos, verifiquei que é
possível fazer a leitura com o picocom.
Fiz testes e consegui fazer a leitura, apesar de que o terminal fica
travado indefinidamente, não respondendo à nenhum comando
como CTRL+C/D.
Voltei a fazer testes com cat e para minha surpresa, não funciona mais.
Não sei o que está acontecendo.
No mesmo momento em que o cat não funciona, uso o picocom e ele recebe
os dados. Fecho o terminal e testo novamente com cat
e o cursor não se move e não recebo mensagens de erro/aviso.
Eu estava fazendo a leitura com cat da seguinte forma:
cat /dev/ttyUSB0 | tr ',' ' ' | awk '{print $2 " " $4 " " $6}' - onde
removo as vírgulas da sentença lida, substituíndo por espaços e filtro
o conteúdo relevante com awk.
Porém, aparentemente logo após o teste como picocom, o cat, mesmo na
implementação mais simples (cat /dev/ttyUSB0), não mais funciona.

Alguém tem alguma idéia sobre o que pode estar acontecendo?
Verifiquei as permissões da porta e estão assim:

#ls -la /dev/ttyUSB0
#crw-rw---- 1 root dialout 188, 0 2009-04-20 17:39 /dev/ttyUSB0

Agradeço a atenção

Att