Re: [shell-script] ShellScript - Array

From: Julio C. Neves
Subject: Re: [shell-script] ShellScript - Array
Date: Mon, 18 Oct 2010 16:29:46 -0200

O bash aceita vetores com índices inteiros e a partir da versão 4.0 aceita
tb vetores associativos, isto é, os que têm índice alfa. p. ex:

$ declare -A fruta
$ fruta[laranja]=suco
$ fruta[uva]=vinho
$ fruta[cana]=cachaça
$ echo ${fruta[@]}
cachaça suco vinho
$ echo ${!fruta[@]}
cana laranja uva

No entanto em ambos os casos os vetores têm somente uma dimensão.

Qdo fiz um jogo da velha, emulei duas dimensões criando índices da seguinte
forma:

Suponha que $Lin possua 3 e $Col possua 2. Assim para colocar um X na linha3
coluna2 basta fazer:

tabuleiro[Lin*10+Col]=X

Para ler:

Linha = indice / 10
Coluna= indice % 10

Espero que vc tenha entendido, se pretender usar esse macete, me avise em
pvt, que te mando o jogo.

Abc,
Julio