Limitar a tela do terminal

From: jrsreis
Subject: Limitar a tela do terminal
Date: Wed, 08 Dec 2010 13:38:28 -0000

Olá pessoal,

  Gostaria de tirar uma dúvida:

  É possível limitar o tamanho a tela do terminal em um shell script para a
execução de determinados comandos. Por exemplo, eu tenho um script para
restaurar um banco de dados, o qual tem um cabeçalho e a partir deste tem o
processo de restauração de banco de dados, mas quando da restauração do banco
de dados, é mostrado na tela todos aqueles comandos de restauração, só que a
medida que os comando são executados, a tela vai correndo e vai limpando o
cabeçalho e tudo mais.
  Eu gostaria de limitar a tela entre as linhas 10 e 40 para o processamento
dos comandos, sem alterar o restante da tela para que não seja apagado. Tipo

1 ---------------------------------------
2          C A B E Ç A L H O
3 ---------------------------------------
7  Processando:
8  Parte da tela onde são mostrados os comandos
9   blablabla
10  blablabla
11  blablabla
12  blablabla
14              R O D A P É
15

 Ou seja, nesse caso, limitaria a tela entre as linhas 8 e 12, somente para a
execução dos comandos, sem alterar as linhas de cabeçalho e rodapé.

 Será que isso é possível?

 Um forte abraço a todos.