Testando palavras no if

From: Adonai Silveira Canez
Subject: Testando palavras no if
Date: Wed, 15 Feb 2012 09:43:37 -0200

Pessoal, preciso de ajuda para fazer o meu if funcionar, eu preciso
testar se a primeira parte do nome da pessoa é Ana, preciso de seja
case insensitive, do jeito que eu fiz não funciona e não sei como
resolver. Tambem não achei um bom site com exemplos para me ajudar.

while read linha
do
        primeiraPalavra=$(echo $linha | awk '{print $1}')
        tp=$(echo $primeiraPalavra | wc -c)
        if [ $tp -le 4 ]
        then
                if [ "$prmeiraPalavra" == 'Ana ' ]