While com várias condições

From: André Cabral
Subject: While com várias condições
Date: Wed, 15 Aug 2012 13:37:55 -0300

Talvez a resposta seja besta: porém como sou novo no negócio to me batendo...

Vamos ao que interessa:

Criei um script de instalação do SO utilizando as ferramentas do Clonezilla, no inicio preciso declarar qual das duas imagens existentes deve ser instalada. Tambem há a questão de digitar "D" ou "d", ou seja seriam 4 condições. Segue cópia do trecho:

Quero testar se tal variavel se encaixa nas opções que eu tenho, caso não, pede para ler novamente.

echo
echo -n "Instalar [N]ote ou [D]esktop? "
read TYPEINSTALL

while [ $TYPEINSTALL != "n" ....]
do
     echo -n "Opção incorreta, tente novamente!"
     read TYPEINSTALL
done

Valeu