Uma boa dica: não copiar / colar codigo shell da web

From: Tiago Peczenyj
Subject: Uma boa dica: não copiar / colar codigo shell da web
Date: Mon, 8 Apr 2013 10:14:51 -0300

http://thejh.net/misc/website-terminal-copy-paste

na duvida, colem em um editor de texto antes de executar.

outra dica, esta cada vez mais comum fazer isso

bash$ curl http://www.algumlugardainternet.com/script.sh | bash

nem preciso dizer o quanto isso é perigoso se vc não observar o conteúdo do
script.sh pois

1- o site pode ter colocado algo ruim nesse script de propósito
2- alguem pode ter trocado o script com proposito
3- alguem pode ter alterado o seu /etc/hosts para pegar o script.sh de
outro lugar

portanto vamos fazer

bash$ wget http://www.algumlugardainternet.com/script.sh
bash$ cat script.sh

verificou? chmod e executa.

Agora, se vc esta dentro de um ambiente controlado e usa a forma acima para
fazer deploy de alguma coisa eu acho que não tem problema. por outro lado o
curl quando não é executado com sucesso pode escrever algum lixo na saida
padrão que o shell vai tentar executar. não custa converter pra usar o wget
(ou salvar com o curl mesmo, usando -f para forçar uma falha e capturar com
if).

meus dois centavos.
--
Tiago B. Peczenyj