Re: [shell-script] Comandos set e shopt

From: Alexandre Mulatinho
Subject: Re: [shell-script] Comandos set e shopt
Date: Tue, 16 Apr 2013 12:11:28 -0300

Carlos,

Isto são váriaves de controle de opções da shell, pode variar se você
estiver utilizando outra shell senão o BASH, no caso do BASH para você
procurar o que cada uma delas significa basta digitar no seu terminal "man
bash", poderia colar aqui mas ficaria muito extenso. Vou copiar apenas as
que você pediu.

errexit -> saí imediatamente caso um pipe, parenteses, ou bloco com chaves
retorne diferente de 0.
nounset -> trata todas as variáveis e retorna diferente de 0 caso exista
alguma variavel que nao tenha conteudo (nula).
extglob -> amplia o leque de possibilidades de lista de padrões em
variáveis.

              ?(pattern-list)
                     Encontra \ero ou uma ocorrencia dada uma string
              *(pattern-list)
                     Encontra zero ou mais de uma ocorrencia dada string
              +(pattern-list)
                     Encontra uma ou mais ocorrencia dada uma string
              @(pattern-list)
                     Encontra uma das ocorrencia dada a string
              !(pattern-list)
                     Encontra tudo menos a ocorrencia dada a string

Para maiores detalhes, consulte o manual da shell que está sendo executado
o script.

Atenciosamente,
Alexandre Mulatinho