Re: [shell-script-pt] Destaque de palavras no meio de um texto

From: Julio C. Neves
Subject: Re: [shell-script-pt] Destaque de palavras no meio de um texto
Date: Thu, 1 Apr 2021 07:55:20 -0300

Mas tb podemos colorir com tput sataf N (letras) e tput setab N (fundo) onde N varia de 0 a 7 e tput bold dá semitons em foreground (letras). P. ex: tput setaf 1 escreve vermelho escuro - tput setaf 1; tput bold escreve vermelho mais claro, quase rosa.

Anexando um arquivo que, qdo executado gera:

image.png

Abraços,
Julio
» Não tem tempo para fazer um curso presencial?
» Na sua cidade não tem nenhum bom curso de Linux?

Também damos treinamento em sua empresa
em qualquer cidadecom certificado e nota fiscal.

Em qua., 31 de mar. de 2021 às 23:56, Arkanon <arkanon@lsd.org.br> escreveu:
Olá, Thiago.

Uma solução que eu uso muito é simplesmente grep. Ex:

| GREP_COLOR='1;32'    grep --color=always -E '|Setor Número' \
| GREP_COLOR='0;30;42' grep --color=always -E '|Referências'

O conteúdo da variável GREP_COLOR é o código ANSI de escape da cor desejada. Você vai encontrar farto material na Internet, caso ainda não tenha intimidade com o assunto.
O parâmetro --color usa a cor definida nessa variável (por default, vermelho em fundo transparente) mas, para que a cor "passe" de um pipe para outro, --color precisa do valor always (por default é auto).
Com códigos ANSI de escape temos amplo controle das características do terminal, dependendo claro, das capacidades dele (determinadas pela biblioteca termcap).
O comando tput é uma abstração muito cômoda para manipular esses códigos e há inclusive comandos que permitem a tradução da saída ANSI para HTML.
Mas, EMHO, divertido mesmo é usar os códigos diretamente, hehe:

echo -e "\e[4;35;40mHello\e[0m \e[0;31;40mC\e[1;31;40mo\e[0;30;41ml\e[0;32;40mo\e[1;32;40mr\e[0;30;42mf\e[0;33;40mu\e[1;33;40ml\e[0;30;43ml\e[0m \e[5;36;40mWorld\e[0m"

Abraços e bom divertimento.