www-pt-br-general

[www-pt-br-general] Aspas nas traduções

From: Rafael Beraldo
Subject: [www-pt-br-general] Aspas nas traduções
Date: Tue, 10 Feb 2015 21:23:35 -0200

Olá a todos!

O Tássio recentemente me questionou sobre o uso das aspas nas
traduções. Alguns tradutores antigos usaram aspas em utf-8 (“”), mas
os textos originais usam elementos em HTML (“ e ”). O
Thèrése, do time de tradução francês, me disse que o novo padrão é
usar aspas em utf-8. Ele também me deu uma dica muito legal: com um
teclado ABNT2, é possível acessá-las com as combinações AltGr-v e
AltGr-b, respectivamente.

Um pequeno detalhe de estilo: existem duas possibilidades de tratar
pontos finais que se encontram com aspas. Elas são:

1. É possível encontrar exemplos de “frases muito longas que terminam
em ponto final.”
2. É possível encontrar exemplos de “frases muito longas que terminam
em ponto final”.

O exemplo número 1 é o padrão adotado pelo Projeto GNU. Sugiro adotar
o mesmo, até porque fica mais fácil copiar o estilo deles. O mesmo
vale para vírgulas que se encontram com aspas.

Tenho outras novidades por vir, incluindo algumas que foram discutidas
recentemente na lista pelo Thiago. Fiquem de olho!

Abraços,

--
Rafael Beraldo
cabaladada.org