www-pt-br-general

[www-pt-br-general] [task #13758] Criar logo para a página web do time d

From: Bruno Félix Rezende Ribeiro
Subject: [www-pt-br-general] [task #13758] Criar logo para a página web do time de tradução
Date: Mon, 12 Oct 2015 06:16:23 +0000

Follow-up Comment #7, task #13758 (project www-pt-br):

Olá Éder!

Muito obrigado por realizar as alterações gráficas --- ficou muito
bom!

> Sobre a licença de utilização, opto por uma do Projeto GNU (GPL, por
> exemplo) ou pela CC BY-SA 4.0 sugerida por você.

A licença é sempre a critério do autor, mas na minha humilde opinião
as licenças do projeto GNU são dedicadas especificamente a software
(GPL) e a manuais de software (FDL), não sendo as melhores escolhas
para trabalhos artísticos.  A opinião do projeto GNU sobre a CC BY-SA
4.0[0] é:

  "This [CC BY-SA 4.0] is a copyleft free license that is good for
   artistic and entertainment works, and educational works."

Além do mais ela é compatível unidirecionalmente com a GPLv3,
significando que liberar um trabalho sob a CC BY-SA 4.0 é também
efetivamente liberá-lo sob a GPLv3.

> Sobre as outras imagens, o logo do GNU eu encontrei no site do
> Projeto GNU. Já a imagem da bandeira do Brasil, a encontrei em uma
> busca no Google. Será que não poderemos utilizá-las?

O logo do projeto GNU é sabidamente livre.  O mesmo já não pode ser
dito com certeza sobre a imagem da bandeira do Brasil.  Você tem o
link original dela?  A decisão mais segura é contatar o publicante ou
o autor para nos certificarmos que podemos usá-la.  Isso pode parecer
burocrático, mas o projeto GNU é rigorosíssimo com questões de
licenciamento de obras.

Acho que realmente vale a pena pois gostei do seu logo, e ainda que
ele não vença o concurso para escolha do logo do nosso time, pretendo
publicá-lo (junto com todos os outros) numa sessão artística da nossa
página web, onde colecionaremos obras gráficas relacionada ao nosso
time.

Footnotes:

[0] http://www.gnu.org/licenses/license-list.html#ccbysa

  <http://savannah.gnu.org/task/?13758>