libreplanet-br-sp

[lp-br-sp] A GNU/peteca está lançada. Agora, vem a parte difícil...

From: Gabriel Krisman Bertazi
Subject: [lp-br-sp] A GNU/peteca está lançada. Agora, vem a parte difícil...
Date: Thu, 12 Mar 2015 22:35:59 -0300

Mantê-la no ar.

Hoje, terminamos as aulas de GNU/Linux para os alunos ingressantes em
Computação (EC e CC) na Unicamp, com uma aula sobre linha de
comando.

Nessa última palestra, falei um pouco sobre comandos de shell,
discutimos a vantagem da linha de comando sobre GUIs  e pude até entrar
um pouco em scripting :).  É, eu não resisti.

Ontem, o Cascardo fez uma excelente apresentação sobre Hacking, em que
discutiu a história de Hackers importantes da computação, além de passar
um pouco do espírito dessa cultura.  Aliás, o feedback que coletei hoje
sobre essa palestra foi muito bom, vários bixos me procuraram para fazer
perguntas sobre os trabalhos que o Cascardo tem feito e sobre sua
palestra.  Menção honrosa para a Hacker mais nova da plateia, que nem
saiu das fraldas, mas que o Cascardo e a esposa levaram para aprender
sobre GNU. :)

Na terça, eu apresentei sobre fundamentos do SO.  Eu sempre digo que,
dentre os dois dias de parte técnica do curso (este e shell), este dia é
o mais importante.  Nele discutimos um pouco do que é um Sistema
Operacional e fiz questão de trazer aquela ideia de ecossistema GNU, que
discutimos no SFD.  O feedback foi positivo também.

No primeiro dia dessa semana, o Alexandre Oliva deu o seu show!  É legal
de ver como as palestras dele motivam o pessoal e dessa vez, não foi
diferente.  Vi vários bixos comentando da palestra e até hoje ainda
recebi várias perguntas sobre as implicações de alguns tópicos abordados
na palestra dele.  Na terça, dois alunos vieram me falar como ficaram
com aquela sensação apertada no estomago ao entender o problema, e
já queriam partir para a ação, tocar a mudança.

Hoje, depois da aula, fiquei por mais de uma hora discutindo com três
alunos sobre SL, e tivemos um papo bastante construtivo.

A participação em todos os dias foi acima da média.  Hoje a participação
foi um pouco maior que na terça, mas ainda inferior aos dois dias de
palestra.

Fiquei muito satisfeito com o resultado geral e acho que fizemos um
ótimo trabalho esse ano.  Espero ver várias novas inscrições nessa lista
nos próximos dias.  Aproveito para agradecer aos palestrantes pelas
palestras fantásticas e ao Sérgio, que mesmo a distância meteu a mão e
ainda foi parte fundamental para o negócio acontecer.

On the other hand...

Como disse a GNU/peteca está lançada.  Temos aí uma nova geração de
computeiros, que se interessaram muito pela nossa proposta, com destaque
à parte filosófica.  O que vamos fazer disso?  Nos últimos anos,
infelizmente, deixamos a GNU/Peteca cair e perdemos bons
participantes que foram atraídos por times mais presentes do que nós.

Por mais que a máxima de que os interessados sempre chegam no lugar
certo, acho que uma forcinha do nosso lado não faz mal algum.  Nós temos
o potencial e a razão do nosso lado... talvez o que falte seja
mão-de-obra e iniciativa de mais pessoas do time.

Agora, os bits que me fizeram escrever este e-mail em primeiro lugar...

Visando essa continuidade, para este semestre, gostaria de ver os
seguintes projetos saindo do papel:

    - Installfest: Não fazemos na Unicamp desde 2013, quando deu o
      problema do RestrictedBoot.  Hoje temos uma proposta de parceira
      com a SECCOMP para organizar o evento e estou esperando a resposta
      deles para ver como vai ser.  Assim que tiver algo mais definido,
      começamos a nos organizar.

    - LPCM, LibreCode, CodePlanet, ou como quiserem chamar: Vi que tem
      mais gente interessada em fazer isso acontecer agora, tanto do
      lado do mentor, quanto de candidatos interessados, então existe a
      possibilidade desse projeto sair do papel esse ano.  O impedimento
      costuma ser sempre o mesmo, falta de gente para tocar os eventos,
      assumir a responsabilidade e sair fazendo.

Como ultimamente não estou conseguindo escrever e-mails com menos de 100
linhas, vou parar por aqui.

Valeu!

--
Gabriel Krisman Bertazi