variável some

From: Claudio Sá de Abreu
Subject: variável some
Date: Tue, 12 Jul 2005 12:51:40 -0300

Pessoal,

Estou fazendo um script com a estrutura abaixo:

#!/bin/sh
_cont=10
cat teste.txt |\
while read line
do
       _cont=$((_cont+1))
       echo $_cont
done
echo
echo $_cont

Meu script não é exatamente assim, e sei que há maneiras mais simples de contar as linhas de arquivo.txt (com wc -l, por exemplo), somando 10. Estou usando esse script simples apenas como exemplo.

O problema é o seguinte: O último "echo $_cont", que está fora do while, imprime o valor "10", ou seja, é como se a variável _cont dentro do while estivesse "protegida". Para um arquivo de entrada de 5 linhas, a saída do programa acima fica:

11
12
13
14
15

10

Já usei export $_cont dentro do while, mas não adiantou. Alguém sabe como faço para as modificações de dentro do while irem para fora?

[]'s
Claudio Abreu