Re: [shell-script] dicionario ingles-portugues

From: Jeiks
Subject: Re: [shell-script] dicionario ingles-portugues
Date: Tue, 21 Apr 2009 18:11:17 -0300

Você quer mesmo só fazer um dicionário em bash ou traduzir as strings do seu
script?

se for traduzir as strings do seu script, pode utilizar o gettext, um
exemplo segue abaixo:

gere um arquivo para a tradução (nome_do_seu_script.po) com, por exemplo, o
conteúdo:
msgid "example"
msgstr "exemplo traduzido"

e compile com:
msgfmt -o nome_do_seu_script.mo nome_do_seu_script.po

coloque o arquivo compilado em um diretório sobre a estrutura:
seu_diretorio/pt_BR/LC_MESSAGES/nome_do_seu_script.mo

exporte as variáveis:
export TEXTDOMAINDIR="seu_diretorio"
export TEXTDOMAIN="nome_do_seu_script.mo"

agora teste com:
gettext "example..."

abs

--