Re: [shell-script] Re: uma ajuda

From: MrBiTs
Subject: Re: [shell-script] Re: uma ajuda
Date: Thu, 14 Oct 2010 09:23:31 -0300

On 10/14/2010 08:47 , rapha.couto wrote:

> Não entendi muito bem o que você quer. O site deverá estar apontando pro
> segundo link, como assim? Como assim lançar uma shell com links? Sou novo em
> shell-script, mas acho que você poderia começar exportando os valores no
> format CSV. Daí vc usa o cut pra obter a coluna que você precisa
>
> # Mostra a primeira coluna. Substitua a vírgula pelo caracter separador do csv
> $ cut -d ',' -f1 arquivo_csv
>
> Se precisar usar um comando com o resultado usa pipe e xargs
>
> # Abre os links da segunda coluna no firefox
> $ cut -d ',' -f2 arquivo_csv | xargs firefox

> [...]

<OFF><NOFLAMES>
Veja só: ele é o Charada. Obviamente, suas perguntas serão enigmáticas, para
que a Tia do Bátiman possa decifrá-las e prender o
criminoso, o joker, o coringa, o palhaço...

Quando você não tem muita noção do ambiente, realmente as perguntas são
formuladas de maneira confusa. Como já foi citado por aqui,
para uma pessoa ser sysadmin Unix ela precisaria comer os comandos Unix com
farinha, mas hoje isso não acontece e me parece que os
educadores não tem interesse em dizer isso para os educandos. A culpa é 80% do
educador incompetente, que não ensinou o educando a
pensar, mas também é 20% do educando, que não tem muita vontade de correr atrás
do problema.
</NOFLAMES></OFF>

Até onde entendi ele quer testar os links através de linha de comando.
Primeiro, ele não precisa exportar nada em CSV. Há uma
variável especial chamada IFS, que contém separadores padrão de campos e que,
por padrão, são os caracteres espaco, tab e enter. Se
imaginarmos que o arquivo esteja separado por tab ou espacos, ele não precisa
fazer conversão nenhuma.

Então, sendo bastante didático, para testar todos os links, podemos fazer algo
assim:

cat arquivo | while read LINK1 LINK2 ; do
    lynx -dump ${LINK1}
    lynx -dump ${LINK2}
done

No seu exemplo do cut, o xargs funciona bem, mas oneliners podem ser um pouco
menos compreensíveis para o novato. Poderíamos
substituir o firefox por um wget ou lynx, mas testaríamos somente o primeiro
link.

- --

Um abraço

.0. MrBiTs - address@hidden