Verificar se é root e sair do script.

From: Rodrigo Lang
Subject: Verificar se é root e sair do script.
Date: Fri, 29 Oct 2010 13:33:18 -0200

Boa tarde lista.

Estou escrevendo um script e gostaria que verificasse se o usuário tem
permissões de root. Então estou fazendo assim:

#!/bin/bash

> [ `id -u` -eq 0 ] || ( echo "É preciso ser root para rodar esse script." &&
> exit 0 )
> echo "Ainda rodando script"

Ao rodar o script como root, ele checa e continua no script. Tudo ok. Porém
se eu rodo com um usuário sem permissão de root, ele checa, mostra a
mensagem e continua rodando o script. Ele simplesmente não sai do script,
olhem o meu teste abaixo:

rodrigo@rodrigo:~/Desktop$ bash teste.sh
> É preciso ser root para rodar esse script.
> Ainda rodando script
> rodrigo@rodrigo:~/Desktop$

At,
--
Rodrigo Lang,
Opening your mind - Just another Open Source