Procurar palavra exata

From: Emerson Domingues Souto - H2M
Subject: Procurar palavra exata
Date: Wed, 1 Feb 2012 17:39:18 -0200

Tem algum comando para procurar uma palavra exata em um arquivo texto ?

Tentei usar o grep mas não deu certo.

Por exemplo, eu preciso procurar a palavra "casa" dentro de um arquivo texto.

Usando o comando grep ele está trazendo as linhas contendo as palavras "casar",
"casamento", "acasalar", etc ....

O que eu preciso são as linhas que contenham a palavra "casa".

Exemplo, suponhamos um arquivo contendo o seguinte texto:

Linha1: A casa é pequena.

Linha2: A noiva quer casar.

Linha3: O noivo quer acasalar.

Linha4: Cheguei em casa

Linha 5: Casamento de grego

Tem algum parâmetro no grep que faça listar apenas as linhas 1 e 4 deste
exemplo ?

Emerson Domingues Souto

Tecnologia da Informação

Marítima Seguros S/A