Re: [shell-script] E essa ? Quem poderá me responder ...

From: Alysson Gonçalves de Azevedo
Subject: Re: [shell-script] E essa ? Quem poderá me responder ...
Date: Fri, 17 Feb 2012 13:53:34 -0200

A pergunta foi pro Julio, mas vou responder e também perguntar (no final).

De maneira geral o Shell interpreta o comando e depois manda pro Kernel
> executar ?

Sim. Se vc criar o seguinte arquivo:
$ cat bashteste.sh
#!/bin/bash -x
TESTE="um texto"
echo $TESTE
ao executar o arquivo, vai sair o seguinte
$ ./bashteste.sh
+ TESTE='um texto'
+ echo um texto
um texto
note que na segunda linha, o shell não envia para o echo, o $TESTE, e sim o
conteúdo de dessa variável.

Há algum comando que seja executado/interpretado diretamente pelo Kernel,
> ou seja, sem passar pelo Shell ?

Aqui entra a minha duvida...
Eu costumo associar o "shell" ao "terminal", ou seja, quando executo um
programa pelo terminal, esse programa passa pelo shell.
Mas e quando abrimos algo pela interface grafica, clicando nos icones e/ou
pelo Alt+F2, o programa também será interpretado pelo shell, certo?

Alysson Gonçalves de Azevedo
(11) 8491-7730